Procuradores do MPT na Bahia são condecorados pelo Exército e pela PM

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro, recebeu nesta semana duas condecorações concedidas pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Militar do Estado da Bahia. As procuradoras Jaqueline Coutinho e Rosineide Moura também foram homenageadas pela PM.

Na terça-feira, 19/04, Balazeiro foi condecorado na solenidade em comemoração ao Dia do Exército com a medalha do Mérito Militar pelo comandante da 6ª Região, general Artur da Costa Moura. Nesta quarta, foi a vez de receber a Medalha do Mérito Policial Militar, entregue pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que representou o governador Rui Costa na solenidade. As procuradoras Jaqueline Coutinho e Rosineide Moura também receberam medalhas em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade.

A Polícia Militar da Bahia comemorou 191 anos com um evento que reuniu diversas autoridades na Vila Militar, no bairro dos Dendezeiros, em Salvador. O evento também prestou homenagem ao alferes de milícia José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil. As medalhas entregues foram divididas em duas classificações: do Mérito Policial e Marechal Argolo.

Balazeiro recebeu a medalha da PM do secretário Maurício Barbosa / Foto Jorge Cordeiro/SSP-BA
Balazeiro recebeu a medalha da PM do secretário Maurício Barbosa / Foto Jorge Cordeiro/SSP-BA
A Medalha do Mérito Policial foi oferecida a oficiais e praças da PM, que se destacaram no último ano, militares das Forças Armadas, pessoas que ocupam funções públicas e instituições. Dentre os agraciados estão os coronéis Humberto Sturaro, Admar Fontes, Lázaro Monteiro, e o jornalista José Eduardo, mais conhecido como Bocão. A solenidade, que homenageou três membros do MPT na Bahia, dentre outras autoridades e personalidades públicas, contou com a presença dos procuradores Pedro Lino de Carvalho Júnior e Cícero Virgulino da Silva Filho, além da servidora Ana Maria Garboggini.

Já a Medalha Marechal Argolo – Visconde de Itaparica foi outorgada a autoridades, personalidades e instituições que contribuíram para o progresso da Polícia Militar nos serviços prestados à sociedade. Nesta relação se encontram o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Bastos Balazeiro, a procuradora Rosineide Mendonça Moura e a também procuradora Jaqueline Coutinho Silva, ambas lotadas na unidade do MPT de Feira de Santana. No total, 284 pessoas receberam as condecorações.

Rosineide Moura, Ana Maria Garboggini, Balazeiro e Jaqueline Coutinho
Rosineide Moura, Ana Maria Garboggini, Balazeiro e Jaqueline Coutinho

Dia do Exército

O evento ocorreu no 19ª Batalhão de Caçadores, no bairro do Cabula, em Salvador, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Em reconhecimento aos serviços prestados em favor do Exército Brasileiro, o procurador-chefe Alberto Balazeiro recebeu do general Arthur Costa Moura a comenda de Colaborador Emérito e a Medalha de Ordem do Mérito Militar. O procurador regional Antônio Messias Bulcão, coordenador de 2º Grau do MPT na Bahia, prestigiou a cerimônia.

Na abertura e no final da solenidade, tropas do Exército desfilaram em continência à maior autoridade militar presente e em exibição de seus equipamentos para o público presente. O 19 de abril marca a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

Na terça-feira, o procurador-chefe participou das homenagens pelo Dia do Exército
Na terça-feira, o procurador-chefe participou das homenagens pelo Dia do Exército

Tags: Institucional

Imprimir