Campanha alerta gestores para riscos do assédio moral sobre as empresas

Começou a ser veiculada esta semana na Bahia campanha publicitária que alerta empresários e gestores de empresas e organizações para os riscos que o assédio moral pode trazer tanto para a saúde e o bem-estar dos funcionários quanto para as próprias empresas.

“Quando seus funcionários estão trabalhando bem, sua empresa também está”. Este é o mote usado para chamar a atenção para a necessidade de manter o assédio moral longe das empresas. Como argumentos, estão, a imagem da organização e o melhor rendimento dos funcionários. Mas o MPT também alerta que pode cobrar na Justiça pesadas indenizações de quem permitir assédio entre os funcionários.

Idealizada pela agência Morya e custeada pelo Sistema Fieb, a campanha é fruto de acordo judicial em ação que o MPT movia contra a Federação das Indústrias do Estado da Bahia por causa de uma um caso de assédio moral ocorrido na organização. Houve um inquérito que apurou o fato e a Fieb se comprometeu não só a adotar medidas internas para apurar o caso e estabelecer responsabilidades, além de criar canais para evitar novas ocorrências além de realizar campanha interna, entre os colaboradores, e externa, voltada para os industriais baianos e a sociedade em geral.

Para o procurador do trabalho Luís Carneiro, autor da ação e responsável pelo acordo judicial, “o mais importante é que a Fieb interrompeu a conduta, mostrou para seus funcionários que não tolerará assédio moral e está alertando publicamente tanto seus colaboradores quanto filiados e outros representantes da classe empresarial que é preciso haver compromisso das empresas e organização para impedir práticas de assédio moral no trabalho.”

A prevê placas em toda a área de embarque e desembarque do aeroporto de Salvador no mês de julho, banners em dois portais de notícias e anúncios de meia página nos três principais jornais diários da capital baiana. Nos canais internos da Fieb, como intranet, murais e informativos, também vai haver uma campanha de esclarecimento, reforçada com eventos informativos como palestras. Os associados ao sistema Fieb também terão acesso ao conteúdo da campanha através de alertas na revista Bahia Indústria, publicação oficial da Federação patronal.

ACP 0000120-18.2016.5.05.0002

Tags: assédio moral

Imprimir