MPT abre inquéritos para apurar mortes em ambientes de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu nesta quinta-feira (23/11) mais dois inquéritos para apurar acidentes de trabalho fatais ocorridos na Bahia esta semana e que resultaram em três mortes.

Em Retirolândia, oeste baiano, a vítima é um jovem de 14 anos. No outro caso, ocorrido em Botuporã, sudoeste do estado, dois trabalhadores da mesma empresa morreram eletrocutados.

Em Retirolândia, a vítima foi um adolescente de 14 anos, identificado como Ray Marques Moraes. O acidente ocorreu na terça-feira (21) enquanto o adolescente manuseava uma máquina de moer ração, na zona rural. De acordo com testemunhas, uma peça da máquina se desprendeu e atingiu o braço e a barriga do jovem. Ele perdeu bastante sangue e foi socorrido pelo irmão, mas morreu a caminho do hospital. Ray moía ração junto com o irmão mais velho no momento do acidente. A máquina havia sido comprada um dia antes, pelo pai deles.

No caso de Botuporã, informações preliminares divulgadas na imprensa da região dão conta de que na tarde desta quarta-feira (22), por volta das 13h30, ocorreu um acidente envolvendo dois homens que foram eletrocutados enquanto trabalhavam na perfuração de um poço artesiano. Eles trabalhavam para uma empresa especializada em perfuração no Povoado de Lagoa da Serra, localizado na zona rural de Botuporã. O nome da empresa ainda não foi identificado.

A Polícia Militar foi acionada e constatou que em cima do caminhão utilizado pelos funcionários para realização do serviço havia um guindaste que estava em contato com o fio de alta-tensão. Os policiais acionaram a Coelba para desligar a rede elétrica, garantindo a segurança da área para que o departamento de polícia técnica fizesse a perícia e a remoção dos corpos.

O MPT deverá contar com informações dos órgãos que atuam no caso, como Departamento de Polícia Técnica, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico-Legal e principalmente a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização que em casos de acidentes de trabalho fatais realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadores de saúde e segurança do trabalho específicas para este tipo de atividade.

Imprimir