MPT na Escola promove encontro com educadores em Simões Filho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia promoveu encontro com educadores de Simões Filho para debater a questão do trabalho infantil e meios de debater a questão em sala de aula.

Durante o evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, professores e diretores de escolas puderam conhecer o projeto MPT na Escola, que traz uma metodologia específica para trabalhar o tema nas escolas municipais. O seminário aconteceu na última quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores do município de Simões Filho.

Participaram do evento representantes do MPT na Escola, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, técnicos da Secretaria de Educação e vereadores. O objetivo do evento foi unir família, sociedade e estado para romper barreiras que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Foram realizadas oficinas de capacitação e sensibilização com profissionais de educação. Os educadores debateram bastante formas de proteção ao adolescente trabalhador. Alunos do quarto e quinto ano de dez escolas da rede municipal apresentaram a 1ª Amostragem Cultural e Exposição de Trabalhos realizados como dança, música, paródia, poesia e jogral.

O Projeto MPT na Escola tem como meta chamar a atenção da população para as consequências negativas do trabalho para menores de 16 anos, além de capacitar educadores e fornecer material didático para abordar a questão do trabalho infantil, suas causas e consequências para a criança, as famílias e a sociedade. O projeto prevê também a realização de concursos regionais e nacionais de trabalhos feitos pelos estudantes.

A adesão é livre, cabendo ao município que participa apenas se comprometer a enviar seus coordenadores pedagógicos e diretores escolares para receber treinamento e assim ficarem aptos para aplicar todo o conteúdo em sala de aula. Todos os alunos das escolas inscritas pela prefeitura recebem um livro que trata da questão e que possui atividades para fixação do conteúdo.

Tags: trabalho infantil, MPT na Escola

Imprimir