Raquel Dodge empossa procurador baiano na direção da ESMPU
O procurador do trabalho baiano Alberto Balazeiro assumiu nesta sexta-feira (02/02) o cargo de diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A cerimônia de posse foi realizada na sede do órgão, em Brasília, com a presença da procuradora-geral da república, Raquel Dodge. Também foi empossado o novo diretor-geral da ESMPU, o procurador regional da república João Akira Omoto. Eles trabalharão juntos pelos próximos dois anos para ampliar a oferta de cursos e construir um prédio-sede para a instituição de ensino de membros e servidores dos quatro ramos do Ministério Público da União.
A cerimônia de posse foi simples, mas bastante concorrida, lotando o auditório da ESMPU no fim da manhã de hoje. A procuradora-geral da república saudou os presentes e desejou sucesso para os dois novos gestores. O novo diretor-geral João Akira traçou um quadro dos desafios que enfrentará ao lado de Balazeiro, enfatizando uma abordagem voltada para a discussão da garantia dos direitos humanos. Ele também citou a meta de concluir o prédio da Escola. Essa será a principal contribuição do procurador do trabalho baiano, já que ele chefiou o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia no período em que foi erguido o novo prédio sede e mais cinco unidades no interior.
Dentre as autoridades que prestigiaram a cerimônia dessa sexta, estava o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro. Ele estava acompanhado da procuradora regional Maria Lúcia de Sá Vieira, e dos procuradores do trabalho Marcelo Brandão e Letícia D'Oliveira. Parentes e amigos, como o major PM Duarte Gomes da Silveira e o advogado Alessandro Roberto Silva de Oliveira também prestigiaram o evento.
“O discurso do doutor João Akira foi preciso ao definir que nossa missão é qualificar a ESMPU, fazendo desta instituição um meio ainda mais eficaz de valorizar a formação e a capacitação de membros e servidores de todo o MPU com ênfase nos temas e nas áreas de atuação do Ministério Público no Brasil de hoje”, afirmou Balazeiro. Ele lembra que a missão conferida por Raquel Dodge a ele e ao diretor-geral João Akira inclui o avanço na oferta de cursos e a conclusão do prédio-sede da instituição.
Nesse particular, Balazeiro se credenciou com o trabalho de estruturação física do MPT na Bahia. Foram seis sedes construídas, incluindo um prédio de 16 pavimentos em Salvador, além da construção das unidades de Feira de Santana, Eunápolis e Santo Antônio de Jesus, e da reforma completa das sedes de Itabuna e Barreiras. Alberto Bastos Balazeiro é procurador do trabalho desde 2008. Formou-se em direito pela Universidade Católica do Salvador e é mestre pela Universidade de Brasília.
A ESMPU atua na formação continuada, no aperfeiçoamento e na capacitação técnico-profissional de membros e servidores dos quatro ramos que integram o MPU: os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios. A instituição possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial para oferecer cursos presenciais e a distância ao quadro de pessoal dos quatro ramos do MPU. A Escola já possui credenciamento junto ao Ministério da Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e atualmente atua nas áreas de administração e direito.
Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR