Solenidade marca inauguração da nova sede do MPT em Vitória da Conquista

Representantes de órgãos públicos, de empresários, sindicatos, da sociedade civil e da imprensa deram à solenidade de inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Vitória da Conquista a dimensão da importância do órgão para os 85 municípios atendidos pela unidade.

Construído em menos de um ano de obras em terreno de seis mil metros quadrados da União, o prédio traz a marca da acessibilidade e do acolhimento dos diversos segmentos do mundo do trabalho que a instituição tem reiterado em suas atuações dia após dia. A inauguração aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (21/08) da Avenida Gilenilda Alves, sem número, no bairro da Boa Vista.

“O futuro dependerá daqui que fazemos no presente. E nós estamos fazendo no presente para colher melhores resultados no futuro. Afortunada é uma nação que num momento de crise econômica e social conta um Ministério Público do Trabalho independente e combativo e com estrutura para oferecer a sua missão a toda a sociedade”, comemorou o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro. Tanto ele quanto os demais oradores da solenidade destacaram o papel relevante que o MPT tem à sua frente em razão das recentes e constantes alterações na legislação trabalhista para a defesa da Constituição e dos interessas da sociedade.

O diretor geral da Procuradoria Geral do Trabalho, Leomar Daroncho, que esteve na solenidade representando o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, fez uma comparação entre a nova sede e o nome do município. “Lembro do esforço e da determinação demonstrada pelo procurador-chefe e pelos servidores do MPT na Bahia para que esta obra fosse realizada dentro de um cenário orçamentário extremamente delicado e aqui estamos inaugurando uma bonita sede, não à toa na cidade de Vitória da Conquista. Afinal essa é uma grande conquista do MPT e da população deste e dos municípios vizinhos”, afirmou.

Respeito à legislação – Prestigiando a solenidade, o membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Valtércio Oliveira, disse que fez questão de estar presente à inauguração, mesmo estando lotado atualmente em Brasília pela importância que uma obra como esta tem para a busca constante por relações de trabalho equilibradas. “Aqui, o empresário, o trabalhador, o advogado, o sindicalista, toda a sociedade tem um espaço cativo para trazer suas demandas e certamente encontrará aqui servidores e procuradores, além de uma estrutura física adequada, prontos a buscar a solução para conflitos e para o respeito à legislação que rege as relações de trabalho no Brasil”, enalteceu.

Também vindo a Vitória da Conquista especialmente para a inauguração, o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Helder Amorim, lembrou que tem raízes nessa região da Bahia, onde nasceu e viveu até os 11 anos e destacou o papel do MPT para fomentar o respeito de todos à legislação brasileira. “Inúmeras vezes estive aqui e em outros municípios do sudoeste da Bahia e sei que ainda temos muito a avançar na garantia da dignidade aos trabalhadores e agora o MPT está ainda mais estruturado para cumprir essa sua nobre missão”.

Norte a ser seguido – Ainda discursaram na solenidade a coordenadora da unidade, a procuradora do trabalho Verena Borges e suas duas colegas no MPT de Conquista Manuella Gedeon e Geisekelly Bonfim. As três fizeram questão de destacar a importância de contar no evento com representações de tantos órgãos parceiros do MPT nas ações do dia a dia. “Temos muito a agradecer a presença de vocês nesse momento festivo, mas também nos momentos em que necessitamos do apoio dos auditores-fiscais do trabalho, dos policiais, sejam rodoviários federais, federais, militares, dos juízes do trabalho, dos advogados e de todos aqueles que com seu trabalho ajudam a construir uma sociedade que tem na justiça um norte a ser seguido”, salientou Verena Borges.

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzen Gusmão, esteve presente à solenidade, acompanhado de secretários municipais e procuradores do município. Ele parabenizou o MPT pela obra e lembrou que estará “sempre ao lado dos que investem no desenvolvimento do município”. Outras autoridades também estiveram presentes ao evento, representando órgãos ou segmentos da sociedade, como o deputado estadual Thiago Correa, que compôs a frente de honra representando os parlamentares, que foram alvo de agradecimentos expressos do procurador-chefe do MPT na Bahia, ao lembrar que a bancada baiana no Congresso destinou recursos para a realização da obra.

Redução de custos – O investimento de R$2,8 milhões na construção da unidade e na aquisição de móveis e equipamentos foi apontada por Luís Carneiro como um investimento com retorno imediato para os cofres públicos. “Além de estar dotada de tecnologias modernas de aproveitamento de água de chuva, luminosidade natural e sensores para redução do consumo de água e energia, a nova sede trará uma economia mensal de mais de R$6 mil que eram pagos de aluguel na antiga sede. Sem falar que agora, o MPT está muito mais preparado para receber toda a sociedade dos 85 municípios atendidos com muito mais conforto e eficiência”, destacou.

Outros procuradores do trabalho estiveram presentes à solenidade, como a procuradora regional aposentada e atual curadora do Memorial do Trabalhador, espaço para a memória da instituição e para abrigar exposições de arte sobre trabalho que funciona na sede do órgão em Salvador, Adélia Marelin. O procurador Jonas Ratier Moreno, que embora atue na unidade do órgão do Mato Grosso do Sul, tem raízes familiares na região de Conquista, também prestigiou a inauguração, assim como a procuradora Rachel Freire, que já atuou no município e atualmente está lotada na unidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.

Presenças ilustres - Entre os representantes de órgão parceiros estavam o juiz Luiz Antônio Silva Vasconcelos, titular da 2ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista; os auditores-fiscais do trabalho Renato Cézar Loura, Márcia Gondim, Paulo Neri e Rosane Queirozo delegado da polícia federal Jorge Gobira; o chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Vitória da Conquista - Frederico Garcia Leite; o tenente-coronel Ivanildo da Silva, representando o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anserlmo Brandão; o titular da Delegacia da Receita Federal, representando Sr. Francisco Lessa Ribeiro Junior, Superintendente da 5ª Região Fiscal da Receita Federal, Delegado Andrey Soares de Oliveira; o procurador da República (MPF) - Roberto D’Oliveira Vieira; o procurador-seccional da Fazenda Nacional em Vitória da Conquista - André Garcia Barbosa; e o diretor da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Conquista Ivalmar Garcez.

Ainda marcaram presença a procuradora do estado da Bahia Dâmia Bulos; os procuradores do Ministério Público Federal Fábio José Souza e Roberto Vieira D’Oliveira; o defensor público Deraldino Alves de Araújo Filho; o secretário da Educação de Conquista, Esmeraldino Correia; o representante da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança, Edilberto Araújo Amorim; além de vereadores, sindicalistas, empresários, radialistas e jornalistas, que ao final da solenidade participaram de um coquetel de congraçamento.

 

Imprimir