Trabalho infantil é tema de premiação nacional de reportagens jornalísticas
Estão abertas até o dia 16 de setembro as inscrições para o prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, que contemplará reportagens individuais ou em série sobre a temática do trabalho infantil e as formas de combatê-lo.
Podem concorrer trabalhos nas modalidades jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$10 mil, além de troféu e certificados.
As produções jornalísticas sobre o trabalho infantil devem dar destaque a temas relacionados às pautas do Ministério Público do Trabalho (MPT) como medidas de enfrentamento ao trabalho infantil, por meio de políticas públicas, programas sociais e ações educativas, entre outras; perspectivas de prevenção e erradicação do trabalho infantil e de proteção ao adolescente; e valorização da aprendizagem para a redução do trabalho informal na adolescência.
A premiação foi lançada em junho deste ano e tem como finalidade estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos que promovam a reflexão e a conscientização sobre a existência do trabalho infantil, o impacto negativo para a sociedade e as consequências do trabalho na infância para o indivíduo. O SmartLab (https://smartlabbr.org/), plataforma do MPT, possui dados públicos sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil que podem ajudar os jornalistas no enriquecimento das suas produções.
Clique para se inscrever:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRh3whiwZIWCpHqZj8kAeb0KaKFSy_7j-6nAplLIMi9YEmew/viewform
Informações sobre o prêmio:
http://www.tst.jus.br/web/guest/premiojornalismo