Estudantes de direito fazem visita para conhecer as áreas de atuação do MPT
Estudantes do penúltimo semestre do curso de direito da Faculdade Ruy Barbosa estiveram no Ministério Público do Trabalho (MPT) para encontro com a procuradora regional Virginia Senna.
Os alunos visitaram a sede do órgão, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 2.563 - Corredor da Vitória, a fim de conhecer a atuação do órgão, sua organização interna e desafios.
A procuradora falou sobre as atribuições e áreas de atuação do MPT. Explicou que o MPT atua na defesa dos interesses de toda a sociedade no campo das relações de trabalho. Ela também listou as oito áreas de atuação do órgão: trabalho infantil, trabalho, escravo, meio ambiente de trabalho, fraudes trabalhistas, administração pública, trabalho aquaviário e portuário, liberdade sindical e promoção da igualdade.
Durante a apresentação, foi exibido um vídeo que circulou nas redes sociais mostrando a recepção de centenas de empregados da Petrobrás à oficial de justiça que foi entregar a intimação da liminar que suspendeu o processo de transferência e desmonte da empresa no estado. Na gravação, a servidora se emociona com a recepção feita pelos empregados, ávidos por justiça num momento profissional de extrema tensão.
Virginia Senna ressaltou a conquista do órgão, que impediu provisoriamente que a Petrobrás prosseguisse com as ações de desmonte da estrutura da estatal, que está presente em 21 municípios do estado. Ela também lembrou outras atuações de relevo na Bahia, como o momento em que os procuradores conseguiram abrir um banco num fim de semana para pagar centenas de trabalhadores no município de Santo Amaro e as ações que culminaram com o fim das máquinas desfibriladoras de sisal, responsáveis por uma geração inteira de mutilados na região do sisal.