Emoção marca festa de formatura do projeto Jovem Social em Feira de Santana

”Aqui vocês têm reconhecimento”, afirmou o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Ilan Fonseca para os 23 adolescentes formados no curso de preparação para ingresso em programas de aprendizagem profissional do projeto Jovem Social.

Selecionados em programas de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, alguns inclusive em cumprimento de medidas socioeducativas, eles tiveram a oportunidade de aprender noções de informática, gestão, além de música e atendimento psicológico individual enquanto receberam bolsa de R$400 mensais. “De agora em diante, a gente continua o trabalho para fazer a inclusão desses jovens no mercado de trabalho”, explicou Samile Gomes, consultora do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), parceira da ação.

O projeto Jovem Social realizou na tarde dessa segunda-feira (04/10) no Teatro Margarida Ribeiro, no bairro Capuchinhos, a cerimônia de formatura da turma de 2021, numa festa que reunião além dos formandos e suas famílias, professores, parceiros da ação e representantes das instituições que viabilizaram o curso de formação e o encaminhamento ao mercado de trabalho, Além do MPT, que promove o Jovem Social junto com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), também marcaram presença a prefeitura de Feira de Santana, a Polícia Militar, o Ciee e a ONG Luz e Labor. Também apoiam a iniciativa a Vara da Infância e Juventude de Feira e a Justiça do Trabalho, responsável junto com o MPT pela destinação dos recursos, que vêm de acordos judiciais em ações trabalhistas.

Trabalho em rede - A festa de formatura teve muita música e depoimentos emocionados dos adolescentes, dos pais, dos professores e das autoridades envolvidas com o projeto. O procurador Ilan Fonseca foi homenageado pelo presidente do Centro Comunitário Luz e Labor, Josué Araújo Costa, com uma placa. Partiu do procurador a iniciativa de articular diversas instituições públicas e a ONG para o trabalho em rede que tem o objetivo de oferecer um caminho digno para jovens de 14 a 17 anos, promovendo a cidadania através do ingresso no mundo do trabalho, primeiro com capacitação pessoal e profissional e depois com o encaminhamento para vagas de aprendizes em empresas privadas. Feira é o terceiro município baiano a implantar a ação, que já foi realizado em Ilhéus e Itabuna, sempre com atuação em rede envolvendo diversas instituições.

“Para a gente é uma alegria estar entregando a vocês um currículo com o carimbo do MPT, do MP-BA, da Justiça do Trabalho e da Justiça Estadual, da PM, do Ciee e da Luz e Labor. Nem todos têm um currículo como este. Por isso sempre se lembrem que nós estaremos com vocês por toda a vida”, destacou Ilan Fonseca. A promotora de justiça Jó Anne Silveira destacou a importância de prosseguir cm o projeto. “Faremos tudo para dar continuidade, aperfeiçoar e melhorar a rede de proteção que abraçou o projeto”, projetou. A também promotora de justiça Idelzuith Nunes destacou o empenho dos jovens formandos. “Nossos aplausos sobretudo a vocês que acreditaram que algo poderia vir de melhor e com certeza veio. Caminhos se abrirão para o futuro de vocês”, previu.

Premiados - Além da entrega de certificados aos 23 dos 30 jovens que iniciaram a formação, também foram premiados os três melhores desempenhos e as três melhores redações. A tenente Renata Martins, responsável pelas rondas Escolar e Maria da Penha da PM em Feira de Santana, aplaudiu o empenho dos adolescentes durante toda a jornada. “Nós sonhamos com cada etapa, da seleção dos jovens, do planejamento, das atividades com a certeza de que daria bons frutos”. Já o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, apontou a integração das instituições coo a chave do sucesso do projeto. “Todos aqui presentes viabilizaram esse sonho de trabalhar em rede buscando oferecer oportunidade de cidadania a jovens, trabalhando a ideia de que temos direitos e deveres e oferecendo empregabilidade”.

O evento contou com momentos musicais protagonizados pelos próprios jovens e por professores e assistentes sociais do Creas envolvidos na iniciativa. Um momento especial foi a execução da música E Lá Vou Eu, de Tatau, e imortalizada pelo Olodum. Jovens, professores e autoridades presentes entraram no ritmo do samba-reggae e encerraram a cerimônia em clima de emoção e alegria. Um coquetel servido na área externa coroou a tarde-noite que marcará para sempre a vida de jovens resgatados de situações de vulnerabilidade e agora munidos de ferramentas ara exercer sua cidadania com toda a dignidade.

Imprimir