Bahia tem quatro finalistas na etapa nacional do prêmio MPT na Escola

Quatro estudantes baianos estão entre os vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.

O anúncio dos ganhadores, ainda sem a informação se estarão em primeiro, segundo ou terceiro lugar, foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho na semana passada. A classificação final só será conhecida dia 7 de dezembro, às 14h, em solenidade virtual de premiação. Este ano 14 regionais do MPT no país participaram do concurso, que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.

No grupo 1, que compreende alunas e alunos do 4° e 5º anos do ensino fundamental, João Rafael Silva Almeida Leal da Anunciação, da Escola Municipal Teresa Cristina, em Salvador, ganhou na Categoria Conto. Já na categoria poesia, o ganhador foi o aluno Felipe Wendel Leão Santos, discente da Escola Municipal Eugênia dos Santos, também em Salvador. No grupo 2, que reúne estudantes do 6° e 7º anos do ensino fundamental, os alunos Arthur Leôncio Lola e Daniel Leôncio Lola, da Escola Municipal do Pontal, em Juazeiro, ganharam na categoria música.

Para a procuradora Andréa Tannus, que coordena na Bahia o projeto MPT na Escola, “a premiação dos alunos do estado é mais um reforço para esta importante iniciativa, que leva para dentro das escoas temas como combate ao trabalho infantil e dignidade do trabalhador. É mais uma prova da capacidade dos estudantes da Bahia em transformar o conteúdo discutido em sala de aula em arte. Acredito que esta premiação vai ajudar a expandir o projeto para outros municípios e outras escolas”. Neste ano, em razão da pandemia, apenas Salvador e Juazeiro executaram o projeto na Bahia, mas a expectativa é que no ano que vem dezenas de municípios faças a adesão, que é gratuita.

O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção de adolescentes trabalhadores. Além disso, o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores da Bahia para que atuem nas salas de aula como multiplicadores da consciência sobre a necessidade de combater o trabalho infantil e ao mesmo tempo desenvolvam nos alunos o conceito do trabalho digno. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, levando crianças e adolescentes, professores e pais a desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.

A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O MPT na Escola visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática. Para tanto, os educadores são capacitados e o município recebe materiais didáticos para distribuição entre docentes e estudantes.

Trata-se de iniciativa estratégica do Projeto Resgate à Infância, Eixo Educação — há, ainda, os eixos Profissionalização (aprendizagem) e Políticas Públicas (articulação da rede de proteção municipal) —, que busca combater o trabalho infantil por meio da prevenção. A ideia é criar meios para despertar uma consciência coletiva que consiga romper com as barreiras culturais que naturalizam e perpetuam o trabalho infantil.

 

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