Trabalhadores resgatados no Espírito Santo recebem atendimento em Itabuna

Seis dos 13 trabalhadores baianos resgatados de situação análoga à de escravos na colheita de café em Sooretama, Espírito santo, chegaram no início da tarde de hoje (28/04) a Itabuna, no sul da Bahia.

A assistência social do município, de onde são quatro das vítimas, já está trabalhando no acolhimento, prestando apoio. Além dos itabunenses, há residentes em outros dois municípios da região. Os demais resgatados optaram por permanecer no Espírito Santo até o desfecho da operação.

O grupo, que conta inclusive com dois adolescentes, de 17 e de 15 anos, foi localizado em condições degradantes numa propriedade destinada ao cultivo de café por uma equipe formada por auditores-fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência e por agentes da Polícia Federal na última terça-feira (25/04). Segundo os trabalhadores, eles foram recrutados por intermediários em Itabuna e levados para Sooretama sob promessas de pagamento e condições dignas, mas foram surpreendidos com as condições encontradas na propriedade rural.

Todos os resgatados vão receber seguro-desemprego por três meses e o pagamento das verbas rescisórias ficou acordado. O cálculo apresentado pelos auditores totaliza R$49.450. O Ministério Público do Trabalho (MPT) avalia a situação para definir como serão feitas as negociações para pagamento de indenização por danos morais coletivos e individuais, valores ainda não negociados com o empregador, que não teve o nome e a razão social divulgados.

Na Bahia, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos está articulando com a assistência Social de Itabuna e dos outros municípios a adoção de uma série de medidas para apoiar as vítimas, oferecendo suporte para regularização de documentação, cesta básica e atendimento de saúde. Posteriormente, serão cadastrados para inclusão em projetos de capacitação e recolocação no mercado de trabalho.

Imprimir