Projeto MPT na Escola premia alunos da rede pública de Feira de Santana
O município de Feira de Santana, na Bahia, será palco de uma celebração do empenho de estudantes, professores e gestores da rede pública do ensino fundamental nesta quinta-feira (17/08).
A solenidade de premiação do projeto MPT na Escola será realizada a partir das 14h no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva, na Rua Domingos Barbosa de Araújo, 367 – Centro. Os autores dos melhores trabalhos vão receber prêmios como tablets e mochilas e as escolas vão receber novos computadores, todos adquiridos com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
A realização do evento é a culminância da parceria do MPT com a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria da Educação. Desde o início do ano letivo, estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental estão participando de uma série de atividades pedagógicas e utilizando material impresso e metodologias oferecidos pelo Programa Resgate à Infância. Esse é o principal eixo de atuação promocional do MPT em todo o país. Trata-se de um amplo programa que coordena a realização de atuação nas salas de aula, na promoção e estímulo à implementação de políticas públicas e no fomento à aprendizagem profissional em empresas privadas e pública.
Após passar por aulas, dinâmicas e debates sobre direitos dos trabalhadores e combate ao trabalho infantil, os alunos são estimulados a produzir trabalhos artísticos que usem essa temática. O resultado é um grande concurso, que envolve escolas de centenas de municípios de todo o país. São contos, desenhos, canções, e poesias produzidos pelos estudantes e que são avaliados por uma comissão julgadora. A premiação desta quinta terá os melhores trabalhos de cada uma das quatro categorias, divididos em duas faixas etárias, uma com os alunos do 6º e 7º ano, e outra do 4º e 5º ano.
Além dos tablets para os oito primeiros colocados e de uma mochila para o vice-campeões, as escolas que tiveram participação no projeto vão receber novos computadores. Os premiados estão automaticamente classificados para a etapa estadual do prêmio, que por sua vez vai escolher os trabalhos dos estudantes da Bahia que concorrerão ao grande prêmio nacional do MPT na Escola. Os equipamentos que serão entregues aos vencedores foram adquiridos com recursos destinados pelo MPT com origem em ações judiciais pelo descumprimento da legislação trabalhista. Premiação semelhante vai ocorrer nos próximos dias em outros municípios da região que também aderira ao projeto, como Conceição do Coité, que terá a premiação no dia 31.