Ministério Público do Trabalho abre nova sede em Juazeiro na quarta-feira

Um prédio novo, construído para atender às necessidades específicas do dia a dia do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Juazeiro, norte baiano, será entregue à população na próxima quarta-feira (20/09) em evento marcado para as 10h30.

Com a presença de autoridades locais e do procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos, a sede do órgão vai ser oficialmente inaugurada, passando a funcionar na Rua Dr. Loreto, 77, bairro João XXIII. O antigo endereço, no Santo Antônio, já não está mais em operação para que a mudança seja feita. Por enquanto o atendimento ao público na unidade está sendo feito de forma telepresencial pelos telefones (74) 98140-2583, (74) 98140-1577 e (74) 98141-7792 (mensagens e voz).

A nova sede representa redução no custeio das atividades do órgão na região norte, pois trará redução em consumo de energia e água, além de garantir mais conforto para servidores, procuradores e principalmente para o cidadão, dentre eles advogados, trabalhadores representantes de sindicatos patronais e laborais. Com três salas de audiência, recepção e guarita, além de 40 vagas de estacionamento, o novo prédio está pronto para receber reuniões, mediações de conflitos trabalhistas, denúncias de irregularidades em relações de trabalho, dentre outras atividades.

O prédio conta ainda com quatro gabinetes e respectivas salas de assessoria, administração e copa. Construída em módulos, interligados por passarelas, a sede atende a todas a normas de acessibilidade e praticidade, com soluções de arquitetura que reduzem consumo de energia, manutenção e limpeza, além de estar plenamente adequada às necessidades de funcionamento do MPT. O projeto segue as mesmas diretrizes utilizadas nas sedes do órgão em outros municípios baianos. Com esta inauguração, o MPT conclui a aquisição de sedes próprias construídas com esta finalidades e que substituem imóveis adaptados, alguns ocupados por meio de pagamento mensal de aluguel.

Os investimentos para a obras somam cerca de R$3 milhões. Esse valor exclui o terreno, anteriormente ocupado pela Rede Ferroviária Federal e que foi cedido ao MPT pela Superintendência do Patrimônio da União. O processo de cessão foi concluído em março de 2015 e o órgão chegou a obter os recursos necessários para a construção do prédio junto à bancada do estado da Bahia no Congresso Nacional, mas os recursos foram contingenciados em 2017. No ano passado, a Procuradoria Geral da República garantiu o repasse do valor necessário para contratação da obra, realizada em cerca de um ano.

Os últimos preparativos estão sendo feitos na sede do bairro João XXIII
Os últimos preparativos estão sendo feitos na sede do bairro João XXIII

Imprimir