MPT investiga morte de adolescente trabalhador em Coração de Maria
A morte de um adolescente que estaria trabalhando em uma oficina mecânica será investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
O caso aconteceu no último sábado (07/09) no distrito de Retiro, zona rural do município de Coração de Maria, a cerca de 110 km de Salvador. De acordo com informações preliminares, Jonatan Gomes, 17 anos, morreu após o pneu do veículo em que fazia manutenção explodir. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não há detalhes sobre quem seria o empregador e as condições do trabalho.
Além de se tratar possivelmente de um acidente de trabalho, o caso chama a atenção por envolver um adolescente, que supostamente estaria exercendo uma atividade profissional classificada como imprópria para pessoas com menos de 18 anos. O trabalho em oficinas mecânicas está classificado entre as piores formas de trabalho infantil justamente por envolver riscos de acidentes.
O MPT deverá contar com informações dos órgãos que atuam no caso, como Departamento de Polícia Técnica, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico-Legal e principalmente a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização que em casos de acidentes fatais em ambientes de trabalho realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho específicas para cada tipo de atividade.