MPT prorroga inscrições de concurso para estágio em direito e comunicação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia prorrogou o prazo para inscrições no concurso de estágio destinado a estudantes dos cursos de direito e comunicação social com habilitação em jornalismo. O fim do prazo ainda será divulgado, assim como as novas datas de provas.

São oferecidas oito vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Um novo edital será divulgado até esta terça-feira, 08 de outubro, com os novos prazos e detalhes do processo seletivo.

Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva nas instituições de ensino conveniadas com o órgão. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário inscrição disponível no endereço https://link.mpt.mp.br/pUuSCvk e comparecer a uma das unidades do órgão, portando documento original de identificação e uma lata de leite em pó, com no mínimo 350g, que será doada a instituições sem fins lucrativos.
Cláudio Dias Lima Filho, procurador MPT que coordena o programa de estágio acadêmico do órgão na Bahia, reforça a importância do estágio na formação profissional e pessoal do estudante. “O estágio é essencial para garantir a formação profissional completa. Por meio dele, o estudante pode ter novas experiencias, positivas e negativas, que impactarão na sua maneira de lidar com as relações interpessoais”, completa.

Para Maria Luyza Queiroz, estudante de direito e estagiária há pouco mais de dois meses na sede em Salvador, o estágio no MPT tem papel fundamental em sua formação profissional, já que contribui para o que é visto de maneira teórica na universidade. “Trabalhar no Ministério Público do Trabalho é algo à parte do que a faculdade pode proporcionar. A universidade foca na teoria, em explicar o assunto. Assim, ao estagiar no órgão eu consigo ter a dimensão e aprender como funciona a atuação do MPT e a importância para a sociedade”, destaca.

Na mesma linha, a estudante do nono semestre Luisa Leal, também estagiária da sede desde julho de 2023, ressalta que a experiência é agregadora, e aconselha todos que tiverem oportunidade a fazer estágio no órgão. Ela destaca ainda que os ensinamentos vão além do aprendizado propriamente dito. O MPT proporciona cursos, seminários e, sobretudo, é feito de pessoas dispostas a ensinar. “Elaborar peças, analisar com eficiência um procedimento ou processo, pensar em boas estratégias, são algumas das coisas que nós aprendemos e desenvolvemos”, afirma.
As provas acontecem em Salvador e nas sedes do órgão de Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Barreiras e Juazeiro. Os locais de aplicação das provas ainda serão divulgados no site do MPT. Os estagiários aprovados terão direito a uma bolsa no valor mensal de R$1.027,82, além de auxílio transporte de R$11,58 por dia trabalhado. A jornada semanal de estágio no MPT é de 20 horas.

Imprimir