MPT reúne blocos para debater trabalho dos cordeiros no Carnaval
A formalização dos contratos de trabalho dos cordeiros dos blocos de Salvador no Carnaval 2025 deve ser a principal novidade do termo de compromisso que o Ministério Público do Trabalho (MPT) pretende firmar com as entidades carnavalescas.
A primeira reunião para debate o tema foi realizada na tarde desta terça-feira (14/01) na sede do órgão, no Corredor da Vitória, em Salvador. Três representantes de blocos e representantes da associação que representa os cordeiros estiveram presentes. Um novo encontro ficou agendado para o próximo dia 28 no mesmo local.
O objetivo do MPT este ano é garantir que todas as pessoas contratadas para trabalhar sustentando as cordas dos blocos de Salvador tenham o vínculo de trabalho formalizado. Isso eira permitir que os cordeiros tenham prioridade para passar pelos portais de acesso aos circuitos da folia mantidos pela Polícia Militar. Também é meta das procuradoras que atuam no grupo de trabalho formado para atuar em relação ao Carnaval a criação de espaços de acolhimento para os cordeiros, onde eles poderão descansar, usar, banheiros e se alimentar antes e depois dos desfiles.
O grupo de trabalho do MPT para atuar na melhoria das relações de trabalho durante o Carnaval conta com cinco procuradoras. Dessas quatro participaram da reunião desta terça-feira – Rosângela Lacerda, Adriana Campelo, Larissa Amorim e Sandra Faustino. O próximo encontro também deverá contar com a participação da Prefeitura de Salvador, Conselho do Carnaval e Polícia Militar, além do conjunto de entidades carnavalescas. Além da questão dos cordeiros, o MPT terá atuação também voltada para a cadeia de reciclagem e os catadores, ambulantes e combate ao trabalho infantil.