Procuradores do MPT participam de encontro de cipistas da construção
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro participou na manhã desta quinta-feira da mesa de abertura do 1º Encontro de Cipistas da Pesada.
O evento é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), no Hotel Portobello, em Salvador, e reúne cerca de 200 membros de comissões internas de prevenção de acidentes (Cipa) e prossegue até sexta. O subprocurador-geral do trabalho Manoel Jorge e Silva Neto será um dos palestrantes, tratando do tema assédio moral, em palestra marcada para as 16h desta quinta.
Segundo Balazeiro, a prevenção de acidentes passa necessariamente pela capacitação tanto das empresas quanto de cada trabalhador. “Só através da capacitação e do treinamento, é possível desenvolver a cultura da prevenção dentro dos ambientes de trabalho”, afirmou. O objetivo do evento é desenvolver um trabalho educativo sobre a importância da saúde e segurança no trabalho para os cipistas da construção pesada e montagem industrial do estado. Para isso, reúne no hotel representantes de diversos órgãos ligados ao mundo do trabalho, como Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Fundacentro e Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
De acordo com o Sintepav-BA, a valorização do elemento humano nos sistemas produtivos deve ser considerada para o sucesso de qualquer programa a ser desenvolvido dentro da organização e nesta linha a saúde e segurança no trabalho são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e seguro. Assim, é indispensável que a indústria e os diversos órgãos brasileiros se preocupem com a promoção de iniciativas que possibilitem a redução de problemas tão graves, a exemplo dos acidentes de trabalho.