MPT prestigia audiência pública sobre fortalecimento da inspeção do trabalho

A morte de três auditores fiscais do Trabalho e de um motorista do Ministério do Trabalho, foi lamentada na abertura da audiência pública em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e do Fortalecimento da Inspeção do Trabalho, realizada na tarde da última segunda-feira (09) na Assembleia Legislativa da Bahia.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) esteve representado pelo seu procurador-chefe no estado, Alberto Balazeiro.

O evento aconteceu no auditório Jorge Calmon e contou com a participação do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado Bahia. O evento reuniu representantes dos vários segmentos da Justiça do Trabalho, como a recém-empossada presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Maria Adna Aguiar, o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Severiano Alves; além de juristas e dirigentes de entidades sindicais e parlamentares.

Os presentes condenaram “veementemente, que os mandantes e o intermediário dos assassinatos em 28 de janeiro de 2004 de três Auditores-Fiscais do Trabalho e de um motorista do Ministério do Trabalho, crimes conhecidos como Chacina de Unaí, após terem sido julgados e condenados, tenham saído livres do Tribunal do Júri da Justiça Federal de Minas Gerais. A utilização de sucessivos recursos pelos autores destes crimes, ao longo dos quase 12 anos em que o caso se arrasta, tem sido a prática constante dos seus advogados com o objetivo de que seus clientes não sejam punidos pelo crime que cometeram”.

Outro destaque na audiência foi a homenagem póstuma prestada por todos que lotaram as dependências do auditório ao ficarem em pé num minuto de silêncio, para depois aplaudirem calorosamente os colegas e o motorista mortos em 28 de janeiro de 2004. O autor do requerimento para a realização da audiência foi o deputado Marcelino Galo.

Tags: Institucional

Imprimir