Barreiras terá ações para marcar a semana de combate ao trabalho infantil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) está programando, junto com outras entidades ligadas à proteção da infância e da juventudade na reigão de Barreiras, no oeste baiano, uma série de atividades para marcar a semana de combate ao trabalho infantil.
No dia 12 de junho, é comemorado o Dia Nacional de Luta pela Erradicação do Trabalho infantil. Os parceiros do MPT na iniciativa – Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infaltil (Peti) estão organizando campanhas de conscientização sobre o assunto nos cursos de agronomia com o objetivo levar a mensagem para a zona rural através desses futuros profissionais e empregadores.
No dia 8 de junho, uma sessão solena na Câmara Municipal de Barreiras vai debater a questão. Além da procuradora Amanda Dornelas, integrante da coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil do MPT na Bahia, representantes do Peti e do Ministério do Trabalho e Previdência Social vão fazer exposições sobre as formas de atuação para o objetivo maior de erradicar o trabalho de jovens e crianças antes dos 16 anos, além de promover a aprendizagem a partir dos 14 anos e a inclusão no trabalho a partir dos 16 apenas em atividades que não apresentem risco à saúde física e psíquica dos adolescentes.
Nos dias 10 e 11, uma força-tarefa de pessoas ligadas ao te,ma vai fazer uma incursão pelas feiras livres de Barreiras. Nesses locais ainda é comum encontrar jovens e até crianças desempenhando atividadesremuneradas, muitas delas completamente inadequadas, por exporem os adolescentes a cargas de peso e à exposição em ambientes abertos a toda sorte de aliciamento. O objetivo será conscientizar pais e mães sobre a importância de preservar a infância e a juventude, garantindo educação. Os casos encontrados também poderão ser encaminhados para a busca de soluções, que passam muitas vezes pelo apoio às famílias através da rede de proteção da infância e juventude.
Tags: trabalho infantil