Associação dos Advogados Trabalhistas comemora 40 anos em solenidade no MPT
O congraçamento de dezenas de operadores do direito do trabalho marcou a solenidade comemorativa dos 40 anos da Associação Baiana dos Advogados Trabalhista (Abat), que ocorreu na noite desta sexta-feira (02/12) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, em Salvador.
Além dos associados, estiveram presentes, procuradores, magistrados e familiares numa celebração da história da entidade. O evento contou com homenagens aos ex-presidentes e a personalidades que fizeram e que ainda fazem parte da trajetória da Abat.
O procurador-chefe do MPT, Alberto Balazeiro, foi um dos homenageados. Ele destacou em sua fala a importância da “parceria das instituições para a luta cotidiana por uma sociedade mais justa e para que a justiça seja cada vez mais eficiente e abrangente”. O presidente da Abat, Emerson Mangabeira, fez um discurso emocionado e que agradeceu a amigos e familiares pela compreensão. “Nós que nos dedicamos a uma entidade precisamos contar muitas vezes com o apoio das pessoas próximas para nos manter firmes em nossa missão”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, desembargadora Adna Aguiar. Ela enalteceu o papel desempenhado pela Abat e alertou para a necessidade de manter as entidades alertas no momento atual. “Muitas conquistas históricas de nosso povo estão sendo postas em risco e precisamos manter firme a atuação de entidades como a Abat”, salientou. O discurso dela seguiu a mesma linha do adotado pelo presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, Roberto Parahyba. Para ele, “direitos sociais estão sendo ameaçados em nome do lucro fácil”.
A presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia, Rosemeire Fernandes, fez uma declaração de apreço à advocacia. “Advogar exige muito talento. É muito desafiador ouvir a voz das ruas, construir teses e levar aos tribunais. O advogado é que efetivamente faz a justiça”, declarou. Também estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, Luiz Viana, o vice-presidente da Abat, Adilson Affonso de Castro, o desembargador Valtércio Oliveira, dirigentes de outras associações estaduais de advogados trabalhistas e dez ex-presidentes.