Especialistas debatem prevenção de acidentes de trabalho em painel no MPT

As três principais instituições voltadas à fiscalização do cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho se reúnem nessa quinta-feira (27/04) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia para debater prevenção de acidentes no ambiente profissional.

O plenário do MPT, localizado na Avenida Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória, em salvador, receberá especialistas para debater o tema. Durante o painel, também acontecerá o lançamento do livro comemora os 50 anos da Fundação Jorge Duprat de Segurança do Trabalho (Fundacentro). O painel integra a programação do Abril Verde, que alerta para a necessidade de reverter o quadro da saúde laboral no país.

O auditor-fiscal do trabalho e chefe da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, Flávio Nunes, fará a palestra central do evento. O tema é Acidente de trabalho, evento evitável. Ela promete mostrar o quanto empresas e trabalhadores podem contribuir para que não haja risco de acidentes e de adoecimento nos ambientes de trabalho, revelando como as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho cobrem toda uma gama de atitudes e medidas a serem adotadas no local de trabalho em cada setor para minimizar os riscos. Alberto Balazeiro, procurador-chefe do MPT, que participará da abertura do evento, lembra que “é preciso criar a cultura da prevenção entre todos os envolvidos nos processos produtivos, mas partindo sempre da empresa”.

Durante o painel, acontece o lançamento do livro comemorativo dos 50 anos de existência da Fundação Jorge Duprat de Saúde e Segurança do Trabalho (Fundacentro). A fundação é ligada ao Ministério do Trabalho e se dedica a desenvolver pesquisas de alto nível sobre meio ambiente de trabalho e medidas de segurança e saúde. A partir dos estudos da Fundacentro, centenas de ações do MPT são fundamentadas a cada ano, assim como a atuação dos auditores fiscais do trabalho. Um pouco da trajetória do órgão será apresentado pela chefe da Fundacentro na Bahia, Cristina Sanches. Em seguida, acontece a entrega de alguns exemplares da publicação para os presentes.

O evento contará ainda com a participação da superintendente regional do trabalho na Bahia, Gerta Fahel, que também apresentará um pouco de como a instituição que representa atua na defesa de um meio ambiente de trabalho sadio e livre de riscos. O evento também se dedica a discutir os impactos que a reforma trabalhista pode provocar sobre a fiscalização e a cobrança das instituições públicas em relação ao cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho.

Livro em comemoração aos 50 anos da Fundacentro será lançado
Livro em comemoração aos 50 anos da Fundacentro será lançado

Imprimir