MPT dedica o mês de maio a debates sobre a liberdade sindical
A liberdade sindical é o objeto em discussão prioritária durante todo o mês de maio pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o Brasil. O tema está sendo tratado em eventos, postagens nas redes sociais e reportagens veiculadas nos portais da instituição.
O objetivo é trazer à tona a discussão sobre o que a lei defini como liberdade sindical e o que é preciso ser feito para a sociedade avançar na representação democrática dos trabalhadores em seus interesses corporativos.
O Maio Lilás é uma campanha da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho, que visa conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos, como forma de exercício da liberdade de união e expressão constitucionalmente garantidos, nos incisos IV, IX, XVI, XVII, XVIII do art. 5º, e da liberdade sindical, no art. 8º caput, todos da Constituição da República de 1988.
A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 08 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.