Público tem mais duas semanas para ver exposição Trabalhadores, no MPT
A exposição “Trabalhadores” vai ficar mais duas semanas em cartaz no Memorial do Trabalhador, na Avenida Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória, em Salvador.
O espaço é mantido pelo Ministério Público do Trabalho com a vocação de reunir arte e cultura sobre o tema relações de trabalho. Além das 24 fotografias que mostram a realidade a que estão expostos homens, mulheres, idosos e crianças de diversos setores produtivos. As fotografias ficam expostas até 19 de maio, de segunda a sexta, das 12h às 15h30. Visitas programadas podem ser agendadas pelo telefone 33243400.
Com entrada gratuita, a exposição traz imagens de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, que foram publicadas nos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores” pelo MPT. Além da exposição Trabalhadores, o visitante poderá conhecer o acervo de 14 obras de arte cedidas temporariamente pelo Museu de Arte Moderna e as peças que integram o acervo do Memorial do Trabalhador do MPT na Bahia. Elas contam a história e explicam a forma de atuação do órgão.
O Memorial do Trabalhador, que está aberto à visitação desde 23 de março, quando foi inaugurado, conta também com outras obras. A exposição “O trabalho nas obras do acervo do MAM”, que tem 14 obras de artistas como Carybé, Sante Scaldaferri, Christian Cravo e José Rescala, todas voltadas para as relações de trabalho, também está aberta ao público até 30 de junho deste ano.
O Memorial dispõe ainda de peças do acervo pessoal do jurista, professor e ex-procurador-chefe do MPT na Bahia Luiz de Pinho Pedreira da Silva, o Mestre Pinho como era conhecido pelos colegas. Luiz de Pinho foi o segundo procurador-chefe do trabalho do MPT-BA, sucedendo Evaristo de Moraes Filho. Ele atuou durante 23 anos no órgão, e foi um dos grandes defensores do Direito do Trabalho. Mestre Pinho faleceu em 2014, aos 98 anos de idade e seu escritório foi recriado no memorial com peças doadas por seus familiares. Através de objetos pessoais dele e de painéis, o visitante pode conhecer a história da instituição e sua forma de atuar nos dias de hoje.