MPT leva mensagem contra o trabalho infantil para concerto do Neojibá
O concerto que o Neojibá promoveu na noite dessa quinta-feira (25/05) no Teatro Castro Alves, em Salvador, trouxe também uma mensagem de apoio à campanha nacional do MPT de combate ao trabalho de crianças e adolescentes.
Com a hashtag Chega de Trabalho Infantil, as redes sociais estão sendo tomadas com o alerta para os malefícios a toda a sociedade que a atividade profissional precoce causa. Essa foi a tônica da fala do procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro, no retorno do intervalo do concerto.
A inclusão da campanha na programação do concerto mensal do Neojibá aconteceu logo após a instituição responsável por orquestras, grupos de câmara e pela iniciação musical de milhares de jovens em todo o estado, aderir à rede de proteção à juventude, que congrega órgãos públicos e entidades da sociedade civil em torno de bandeiras comuns de proteção a jovens e crianças. O programa do concerto também continha a mensagem da campanha.
Para Balazeiro, “A criança que trabalha deixa de brincar e de estudar como deveria e isso causa danos para toda a sua vida e para cada um de nós. Por isso, conclamo a todos vocês que usem a hashtag Chega de Trabalho Infantil no Facebook, no Instagram e no Twitter. O futuro de nosso país agradece.” Ele subiu ao palco acompanhado da procuradora regional do trabalho Virginia Senna e da procuradora do Ministério Público estadual Marcia Rabelo, duas das mais ativas integrantes da rede de proteção.
A campanha #Chega de Trabalho Infantil, é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho que teve início na regional de Campinas. Lá, foram gravados vídeos de artistas consagrados convocando a população a utilizar a hashtag nas redes sociais. Os esforços de combate ao trabalho infantil na Bahia estão se intensificando, com ações no carnaval, por exemplo e mais recentemente com oficinas de capacitação de professores. Na próxima semana o município de Camaçari receberá uma caravana, com eventos que se estenderão por cinco dias, tratando de combate ao trabalho infantil, aprendizagem profissional para jovens e fomento a políticas públicas para a juventude e a infância.
Programa Neojibá - Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O Neojibá beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.