Parceria entre MPT e PM para combate ao trabalho infantil capacita instrutores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia e a Polícia Militar concluíram nesta sexta-feira (02/06), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento das Praças, no bairro do Rio Vermelho, mais uma etapa da capacitação continuada dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Através dele, a PM leva temas como combate ao trabalho infantil, cidadania e prevenção às drogas para dentro das salas de aula de centenas de escolas de todo o estado. A vice-procuradora-chefe de gestão do MPT na Bahia, Adriana Campelo, foi a responsável pela capacitação, que contou com policiais de todo o estado.

Essa etapa de atualização do projeto teve a participação de 170 policiais e contou com sete ciclos. Na palestra de hoje, 39 policiais, dos quais 29 praças e dez oficiais, estavam presentes. Segundo o coordenador do projeto na Bahia, tenente-coronel Cesar Bomfim, durante todas as aulas que são promovidas pelo Proerd em escolas espalhadas pelo estado, os PMs vão abordar o tema trabalho infantil a partir do conteúdo apresentado pelo MPT.

O projeto é uma iniciativa da PM e tem o objetivo de levar para as salas de aula modelos educacionais de prevenção ao uso de drogas. Para atender às escolas, o projeto conta com a ajuda de policiais militares voluntários, que são instruídos e recebem materiais didáticos para auxiliar na inclusão dos temas nas salas. Esse material conta com colaboração do MPT no capítulo que trata do trabalho infantil.

O Proerd teve início no Brasil em 1992 no Rio de Janeiro, mas se estendeu por todo o país, e hoje atua em áreas do ensino infantil e fundamental, além de promover o contato direto com pais e responsáveis. Em 2016, o MPT firmou parceria com o projeto e incluiu o trabalho infantil e suas consequências no programa, que atende a escolas públicas, particulares e ao Colégio da Polícia Militar (CPM).

Instrutores posam junto a procuradora Adriana Campelo
Instrutores posam junto a procuradora Adriana Campelo

Imprimir