MPT apura acidente durante montagem de palco no Pelourinho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito nesta quarta-feira (21/06) para investigar as responsabilidades pelo acidente que deixou quatro trabalhadores feridos no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
O fato aconteceu nessa terça-feira (20/06), durante a montagem de um palco, realizada pela empresa M4 Empreendimentos e Turismo, a serviço da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), órgão do governo do Estado.
O MPT vai investigar se os trabalhadores estavam utilizando os equipamentos de segurança necessários, se eles haviam recebido os treinamentos obrigatórios e se a empresa havia feito a elaboração da análise de riscos, entre outros fatores que possam ter contribuído para o acidente. A apuração do caso vai ser feita pela procuradora do trabalho Rita Montovaneli.
A empresa foi contratada pela Bahiatursa para montar a estrutura onde serão realizados shows do São João de Salvador. O acidente aconteceu por volta de 14h30 no Terreiro de Jesus. Segundo a Bahiatursa, a montagem do palco ficará suspensa até que o Corpo de Bombeiros faça a vistoria e a liberação para o retorno da obra.
Os trabalhadores foram identificados como José Bispo dos Santos, 40 anos, Alessandro Macedo dos Santos, 43, Manuel Régis Santos, 57, e Isaías Santana Barbosa, 46. Todos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), na Av. Vasco da Gama.
O departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Defesa Civil de Salvador estiveram no local para levantar informações que possam esclarecer as causas do desabamento. Na apuração feita pelo MPT estes e outros laudos produzidos serão utilizados para estabelecer as responsabilidades trabalhistas sobre o acidente. Como em todas as áreas, a montagem de estruturas deve obedecer a normas regulamentadoras definidas pelo Ministério do Trabalho.
NF 001744.2017.05.000/6-33