Luís Carneiro toma posse como procurador-chefe do MPT na Bahia
O procurador do trabalho Luís Carlos Gomes Carneiro Filho foi empossado nesta segunda-feira (02/10/17) no cargo de procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia para o biênio 2017-2019.
A cerimônia de posse coletiva de todos os novos chefes das regionais do órgão no país foi realizada na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, no início da tarde. A posse solene, com a transmissão de cargo de Alberto Balazeiro para Luís Carneiro está marcada para dia 13 de novembro, às 17h, na sede do MPT em Salvador.
Luís Carneiro é procurador do trabalho desde 2010 e já passou pela unidade do órgão em Santo Antônio de Jesus, antes de ser removido para Salvador. Antes, atuou como advogado da União e na advocacia privada. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Processo Civil. Participou ativamente da gestão de Alberto Balazeiro, presidindo a comissão de obras e atuando com vice-procurador-chefe eventual.
O novo chefe do MPT no estado pretende fazer uma gestão que reforce as relações institucionais do órgão e o fortalecimento da imagem do órgão perante a sociedade. Para isso contará com equipe formada por membros do MPT afinados com essas diretrizes e com as metas de dar continuidade ao amplo programa de estruturação das sedes do órgão no estado e de fortalecer a atuação para enfrentar as mudanças legislativas da reforma trabalhista.
Além dele, integram a equipe os procuradores Marcelo Travassos, vice-procurador-chefe de gestão, Séfora Char, vice-procuradora-chefe institucional, Letícia Vieira, coordenadora de Primeiro grau, Messias Bulcão, coordenador de Segundo grau, Rachel Abreu, coordenadora de PTMs, Pedro Lino de Carvalho Junior, coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e Cláudio Dias Lima Filho, coordenador de Estágio Acadêmico.
O primeiro desafio de Luís Carneiro será descontingenciar os recursos obtidos pelo MPT na Bahia para realizar as construções das sedes de Juazeiro e Vitória da Conquista, além da terceira etapa da unidade de Santo Antônio de Jesus e de melhorias na sede em Salvador. Já há licitações marcadas, mas o recurso aprovado pelo Congresso Nacional ainda não foi repassado. As obras foram viabilizadas por emenda da bancada na Bahia.
Luís Carneiro sucederá os dois mandatos de Alberto Balazeiro à frente do MPT na Bahia. Nesse período a instituição avançou muito em diversos aspectos, tais como relações com outras instituições, atuação mais integrada e organizada, além de forte programa de estruturação física e de capacitação continuada de membros e servidores. Dentre os destaques da gestão estão a inauguração do prédio anexo na sede em Salvador, e as inaugurações das unidades do MPT em Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna e Barreiras. Ainda este mês, Balazeiro inaugura a sede de Santo Antônio de Jesus. Outras duas obras estão com recursos e projetos assegurados, as unidades de Juazeiro e Vitória da Conquista.