Otávio Brito participa de fórum sobre diversidade no trabalho em Salvador
O subprocurador geral do trabalho e ex-procurador-geral do trabalho Otávio Brito Lopes participa do 1º Fórum Baiano da Diversidade no Mundo do Trabalho, evento realizado em Salvador para discutir o acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência, LGBT, mulheres, índios e negros.
O evento, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), acontece nos dias 23 e 24 de outubro no Sheraton Hotel, no Campo Grande, e vai reunir gestores de recursos humanos, líderes sindicais, administradores de empresas, professores, gestores públicos e outras áreas para a discussão. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luis Carneiro, também participa do evento, compondo a mesa de abertura.
Otavio Brito Lopes é atualmente membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e teve atuação reconhecida na defesa do acesso ao mercado de trabalho para grupos historicamente discriminados no trabalho, como mulheres, LGBT, índios, negros e outros. Foi autor de diversas ações que resultaram em conquistas para esses grupos. O subprocurador geral participa do fórum na terça-feira, dia 24, às 14h , compondo a mesa que terá como tema: Boas práticas de Inclusão no Serviço Público e no Mundo Corporativo.
Participam da mesa ainda o desembargador do Tribunal de Justiça da 15ª Região Eduardo Benedito Zanella e o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.
Em outros painéis serão abordados temas como A Participação das Mulheres no Mundo do Trabalho, Os Aspectos da Inserção de Jovens e Idosos, A Inclusão de Grupos LGBT no Mundo do Trabalho e Avanços da Legislação x Experiências de Inserção de PCDs no Mundo do Trabalho, entre outros. Durante o evento, acontece também a 1ª Feira das Artes e Empreendimentos e Diversidade, que busca fomentar a criação de um ambiente onde aconteça a troca de informações, conhecimentos e que seja favorável a novos negócios.
As inscrições podem ser realizadas através do endereço www.forumdadiversidade.setre.ba.gov.br. O fórum é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, e conta com a parceria do MPT, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), entre outros.