Evento no MPT reúne empresas que têm de contratar pessoas com deficiência
Dezenas de empresas de médio e grande porte de Salvador e região metropolitana estão sendo aguardadas na manhã dessa sexta-feira (24/11) na sede do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória.
A audiência pública promovida em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), órgão do Ministério do Trabalho, vai apresentar meios de cumprir a cota legal a que toda empresa com mais de 100 funcionários está obrigada, incluindo em seu quadro de funcionários pessoas com deficiência ou que estejam em processo de reabilitação pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A audiência pública é aberta à participação de todos os interessados no tema e terá início às 8h30 na sede do MPT em Salvador, localizada na Avenida Sete de Setembro, 2.563, Corredor da Vitória. Mas o principal objetivo é reunir gestores de recursos humanos de empresas que se encaixam no perfil previsto em lei para o cumprimento das cotas. A lei obriga empresas que tenham a partir de 100 empregados a garantir de 2 a 5% de suas vagas de trabalho para pessoas com deficiência. A partir de levantamento de quem não está cumprindo a cota, foram notificadas 86 empresas a participar do evento, mas outros interessados também podem comparecer.
“Além de ser uma obrigação legal das médias e grandes empresas a cota de contratação de pessoas com deficiência é um ato de responsabilidade social que traz grandes benefícios ao ambiente de trabalho, à produtividade e a toda a sociedade, por permitir a uma grande parcela da população a oportunidade de trabalhar e de exercer com plenitude a cidadania”, afirma a procuradora do trabalho Flávia Vilas Boas, organizadora da audiência. Ela informa que as 86 notificadas terão a oportunidade de cumprir a cota, mas que se não cumprirem dentro de um prazo razoável, serão acionadas judicialmente, já que o percentual mínimo é uma obrigação.