Alunos da rede municipal de Feira são premiados pelo MPT na Escola

Uma tarde de festa para alunos da rede municipal de ensino do município de Feira de Santana marcou a cerimônia de premiação dos dos melhores trabalhos do projeto MPT na Escola.

Essa é uma iniciativa do Ministério Público do em todo o país que é executada em parceria com os governos municipais para capacitar crianças e jovens em temas como trabalho infantil e direitos das crianças. Neste ano em Feira de Santana, 13 escolas participaram do projeto. Nelas, os alunos têm contato com assuntos relacionados com direitos trabalhistas e cidadania e participam de atividades didáticas propostas para fixação de conceitos.

Uma das atividades mais importantes é o estímulo à produção de trabalhos em grupo sobre os temas abordados pelos professores a partir de material didático disponibilizado pelo MPT e de oficinas de capacitação para docentes e coordenadores pedagógicos. Nessa quinta, as 13 escolas municipais participantes enviaram trabalhos internamente selecionados feitos por estudantes entre 9 e 14 anos.

A procuradora do trabalho Annelise Leal, explicou durante o evento o que configura o trabalho infantil e por que é tão importante para a sociedade erradicar essa prática. “O trabalho infantil deve ser combatido com a implementação de políticas públicas e essas políticas precisam conscientizar a sociedade, pois um dos grandes impasses é a aceitação da sociedade. A gente precisa trabalhar isso para que as pessoas entendam que o trabalho infantil é prejudicial para todos”, destacou.

Segundo ela, quem explora o trabalho infantil pode ser punido. “Essa pessoa vai ser investigada no MPT no âmbito de um inquérito civil e também ser autuada pelos auditores do trabalho e ter que pagar uma multa”, informou. Ela lembrou da importância do projeto. “É através da sensibilização das crianças, que avançamos de maneira mais firme para erradicar o trabalho infantil, pois conseguimos mostrar claramente a elas que suas obrigações são as de estudar e brincar para que possam ser adultos saudáveis e produtivos no futuro”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura, Pablo Roberto, que informou que as escolas que apresentaram melhor resultado foram contempladas com kits compostos com impressora, computador, papel ofício e mochila para os alunos.

Escolas premiadas

1 ESCOLA RUBENS CARVALHO /PAMPALONA
2 ESCOLA DR FRANCISCO MARTINS DA SILVA /MARIA QUITERIA
3 TEODULOBASTOS CARVALHO /MANGABEIRA
4 ROSA MARIA ESPERIDIÃO LEITE /MATINHA
5 CELSO RIBEIRO DALTRO/QUEIMADINHA
6 CELIDA SOARES ROCHA /MANGABEIRA

Imprimir