Artistas doam obras sobre mundo do trabalho para o MPT em Salvador
A requalificação por que passa a sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, localizada no bairro da Vitória, em Salvador, ganhou reforços esta semana com a doação de obras de arte retratando o mundo do trabalho por dois artistas plásticos de peso.
O fotógrafo Moisés Dantas e o artista plástico Gustavo Maciel cederam ao órgão ministerial peças que apresentam a relação do homem com o seu trabalho com olhares bem diferentes dos que costumam habitar as páginas dos processos judiciais e extrajudiciais. As obras passam a compor a decoração do gabinete da chefia do MPT, que será entregue em solenidade no próximo dia 9 de agosto.
No início do ano, o também artista plástico Elinaldo Costa doou uma tela que retrata sua peculiar visão sobre o trabalho infantil para a instituição. Ele expôs uma série sobre o tema no Memorial do Trabalhador, que funciona no casarão em estilo art noveau, na sede do MPT em Salvador. Após a mostra, decidiu doar um dos trabalhos de forma permanente para o acervo do órgão. Mais recentemente, os fotógrafos João Roberto Ripper e Sérgio Carvalho também fizeram a doação de uma exposição completa, com 22 fotografias dobre trabalho escravo para o Memorial. Todas as obras permanecem em exposição no espaço, que é aberto à visitação de segunda a sexta, das 9h às 15h.
Lavradores - Esta semana, Gustavo Maciel produziu na parede do sexto andar do prédio da administração do MPT no estado a escultura em baixo relevo que traz três lavradores e suas ferramentas. Riscada com carvão e depois esculpida, a imagem traz um ar romântico para a atividade de lavradores de todo o país que ainda vivem uma realidade de precariedade. Essa é a segunda doação do artista ao órgão, que em 2016 também foi agraciado com uma escultura em baixo relevo do ex-procurador-chefe e símbolo do MPT na Bahia, Luiz de Pinho Pedreira da Silva, localizado no hall de entrada do Centro Cultural do MPT.
O gabinete da chefia do MPT, onde ocorrem reuniões e onde são recebidas as autoridades que visitam o MPT também passa a contar com o olhar peculiar do fotógrafo e também advogado Moisés Dantas. Três fotografias emolduram a sala de trabalho, trazendo para o espaço uma visão poética do trabalho cotidiano dos pescadores. As redes e os peixes parecem fugir do foco, nos remetendo a um mergulho na atmosfera ao mesmo tempo dura e bela da pesca artesanal tão comum no litoral baiano.
Leve e profunda - Para o procurador-chefe do MPT na Bahia, o presente dado pelos dois artistas ao órgão traz o temo do trabalho para o ambiente de uma forma leve, sem banaliza-lo, mas também sem se ater a temas duros do dia a dia dos procuradores, como exploração, desrespeito à lei e às normas de saúde e segurança. “Queríamos trazer um olhar artístico sem o peso de uma representação carregada de ideologia. E tivemos a sorte e a honra de receber a oferta desses dois craques que souberam tratar do tema trabalho de uma forma leve e profunda ao mesmo tempo”, avaliou.
As novas instalações do prédio sede do MPT em Salvador estão em fase final de ajustes para a inauguração no próximo dia 9. Além do gabinete e das instalações das assessorias técnicas da chefia do órgão, o auditório do MPT também passou por uma completa requalificação. No térreo, a reforma incluiu seis novas salas de audiência, com mobiliário novo e extremamente funcionais, junto com a Sala do Advogado, destinada a acolher os profissionais da advocacia antes e depois das audiências, e uma nova recepção.
Para saber mais sobre os artistas, acesse seus perfis no Instagram: @moises_dantas, @art_gustavomaciel, @#joaorobertoripper e @sergiocarvalho_fotografia .