Ato marca lançamento na Bahia de campanha contra o tráfico de pessoas

Balões azuis tomaram no fim da manhã desta sexta-feira (26/09) o céu sobre o Centro Histórico de Salvador para chamar a atenção para o tráfico de pessoas.

O ato reuniu representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil para marcar o lançamento na Bahia da campanha Coração Azul. Através das redes sociais, todos os envolvidos passam a divulgar a necessidade de que toda a sociedade se envolva no combate a uma prática que faz milhares de vítimas em todo o mundo e que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), movimenta anualmente mais de US$ 32 bilhões.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está engajado na campanha e participou do ato com a presença do vice-procurador-chefe de Gestão do do órgão na Bahia, Marcelo Travassos. Outros órgãos ligados ao mundo do trabalho também prestigiaram o lançamento da campanha, a exemplo da Superintendência Regional do Trabalho, através da auditora e coordenadora regional de combate ao trabalho escravo, Liane Durão, e da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado, com o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Jones Carvalho.

A solenidade teve início na Casa da Diversidade, espaço localizado na Rua do Tesouro, Centro de Salvador, com a apresentação da estratégia da campanha e dos dados sobre o combate a essa prática. Também participaram da apresentação o coronel Admar Fontes, diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar da Bahia, a vereadora Marta Rodrigues, e o coordenador executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca), Waldemar Oliveira.

A campanha internacional Coração Azul busca conscientizar sobre o problema e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime. Criada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a iniciativa já está sendo replicada em dez países, como Bélgica, Espanha, Colômbia e México, dentre outros. Um dos seus objetivos é implementar o protocolo relativo à prevenção, repressão e punição do tráfico de pessoas (protocolo sobre tráfico de pessoas).

Ivete Sangalo - A cantora Ivete Sangalo é a madrinha da campanha desde 2014 e estampa as peças criadas para as redes sociais. Os cards serão veiculados por órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada que compõem a rede de atendimento às pessoas traficadas. O lema das ações deste ano é “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o Tráfico de Pessoas”. Outro mote é divulgar os canais de denúncia de casos suspeitos de tráfico de pessoas, como o Disque 100, o telefone da Casa da Diversidade (71 3266-0131) e o portal do MPT, onde podem ser feitas denúncias envolvendo relações de trabalho.

Nos últimos cinco anos, foram registradas na Bahia mais de 100 denúncias no Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-BA), da Secretaria estadual da Justiça, Direitos Humanos de Desenvolvimento Social. A maior parte das denúncias envolve tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, adoção ilegal e trabalho análogo à escravidão. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), foram investigadas 514 denúncias desse crime no Brasil entre 2005 e 2011.

O tráfico atinge pessoas de todas as origens. Os homens geralmente são traficados para trabalhos forçados, enquanto crianças são traficadas para as indústrias de trabalhos têxteis, agricultura e pesca. As mulheres e meninas são tipicamente traficadas para o comércio de sexo – a exemplo da prostituição e outras formas de exploração sexual. Muitas vezes, o tráfico de pessoas é apresentado para as vítimas com promessas de testes em equipes de futebol ou para agências de modelo.

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