MPT na Escola divulga resultado da etapa regional da Bahia

Trabalhos de estudantes das redes municipais de Salvador e Juazeiro nas categorias conto, poesia, desenho e música foram selecionados e passaram para a fase nacional do Prêmio MPT na Escola.

Alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental que inscreveram suas produções artístico-culturais a partir da metodologia proposta pelo projeto e foram selecionados na etapa estadual se classificaram automaticamente para a fase nacional do prêmio, que reúne os trabalhos vencedores de outros estados do país.

O Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores da Bahia para que atuem nas salas de aula como multiplicadores dda consciência sobre a necessidade de combater o trabalho infantil e ao mesmo tempo desenvolver nos alunos o conceito do trabalho digno. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, levando crianças e adolescentes, professores e pais a desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.

Neste ano, em função do fechamento das escolas em razão da pandemia, a participação foi menor, mas ainda assim houve inscritos em todas as categorias e nos dois grupos – o primeiro que engloba o 4º e o 5º ano e o segundo que conta com alunos do 6º e do 7º ano. As secretarias municipais de Educação de Salvador e Juazeiro, no entanto conseguiram realizar as atividades propostas e inscreveram trabalhos.

O projeto - A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O MPT na Escola visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.    

Trata-se de iniciativa estratégica do Projeto Resgate à Infância, Eixo Educação — há, ainda, os eixos Profissionalização (aprendizagem) e Políticas Públicas (articulação da rede de proteção municipal) —, que busca combater o trabalho infantil por meio da prevenção. A ideia é criar meios para despertar uma consciência coletiva que consiga romper com as barreiras culturais que naturalizam e perpetuam o trabalho infantil. 

Confira o Edital com os classificados

Imprimir