MPT investiga choque elétrico que deixou trabalhador morto em Itambé

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito para apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente que deixou um trabalhador morto na cidade de Itambé, no sudoeste baiano, após tomar choque elétrico e ficar pendurado no poste.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima identificada como William Pereira de Souza, era técnico e fazia manutenção em cabos de transmissão para internet quando recebeu a descarga elétrica.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local e constatou o óbito. A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência. Além disso, Profissionais da Sistec Energia e Serviços, terceirizada da Coelba, também foram acionados para auxílio na remoção do corpo de trabalhador. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico-Legal em Itapetinga.

Diante dos fatos, o MPT abriu um inquérito civil para reunir informações que identifiquem eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente e eventuais responsabilidades do empregador da vítima. A partir das informações que serão colhidas pelos órgãos de fiscalização, o MPT poderá buscar a reparação dos danos em ajuste de conduta ou uma ação judicial além de investigar eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho.

O caso será distribuído na unidade do MPT de Vitória da Conquista e analisado pelo procurador designado para presidir o inquérito. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA).

São os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo apontando as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.

Imprimir