Presidente da Caixa Econômica recebe do TRT5 Comenda Ministro Coqueijo Costa
Em solenidade que contou com a presença do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Balazeiro, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA)concedeu, na manhã da última sexta-feira (12/9),a Comenda Ministro Coqueijo Costa, no grau Comendador, ao presidente da Caixa Econômica Federal, o baiano Jorge Fontes Hereda.
A celebração ocorreu no Gabinete da Presidência e, segundo ressaltou o presidente da Corte, desembargador Valtércio de Oliveira, a comenda, instituída em 2003, “é a maior honraria concedida pelo TRT5 a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho e à sociedade”, observando que a escolha dos agraciados “prioriza, dentre outros critérios, a atuação de personalidades e de instituições na área do Direito ou em outra atividade sociocultural”.
Disse ainda ser “uma honra e uma satisfação” homenagear o presidente da Caixa – “nosso parceiro em diversas ações desenvolvidas pelo TRT5” - , ao se referir ao importante papel que tem desempenhado no comando daquela instituição, com destaque para a entrega de residências às famílias sem recursos. “Um projeto de grande magnitude”, classificou.
Em rápidas palavras, o procurador-chefe do MPT/BA, Alberto Balazeiro, elogiou os programas sociais executados pela Caixa Econômica Federal, citando especificamente o Minha Casa, Minha Vida, ”que vem contemplando as camadas sociais mais necessitadas em todo o país”.
A homenagem ao presidente da Caixa se deve à sua atuação como diretor da instituição bancária, parceira do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região em diversos projetos, inclusive na área de tecnologia (alvará eletrônico) e no apoio à construção de fóruns, na capital (nova sede no Centro Administrativo da Bahia) e no interior.
Seu nome foi aprovado pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia e constou de uma lista de agraciados que receberam a comenda em maio de 2013, em solenidade realizada na Associação Comercial do Estado da Bahia. Naquela oportunidade, Jorge Hereda não pôde comparecer ao evento.
Ao agradecer a concessão da comenda – recebida das mãos do presidente do TRT5, Valtércio de Oliveira – Hereda reforçou a importância do caráter social dos serviços oferecidos pela Caixa, como as casas populares do Minha Casa, Minha Vida, lembrando que “hoje, temos 75 milhões de clientes e 25% de todo o crédito do país”. Segundo revelou, a instituição recebe uma média de 8 mil contratos de habitação/dia, tem um crédito responsável e vem aumentado, em muito, o número de agências no interior do Brasil. Sobre este bom relacionamento com o TRT/5, afirmou que “a Justiça Trabalhista da Bahia pode continuar a contar com a Caixa. Nossa parceria é muito importante, pois se transforma em crédito para a população”, pontuou.
Natural de Salvador, Jorge Fontes Hereda nasceu no dia 27 de setembro de 1956, formou-se em Arquitetura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade de São Paulo (USP).
De 1993 a 2002, acumulou experiência nas secretarias paulistas de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, de Desenvolvimento Sustentado de Ribeirão Pires, de Serviços e Obras de São Paulo e como secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Além disso, foi presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab).
Já no governo federal, entre os anos de 2003 e 2005, foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades, tendo em 2005 assumido a vice-presidência de Governo da Caixa Econômica Federal, cargo que ocupou até março de 2011, quando assumiu a presidência da instituição.
Ascom PRT5, com informações da Secom/TRT5 e da CEF