Projeto apoiado pelo MPT inscreve para cursos profissionalizantes em Camaçari
Jovens de 15 a 24 anos de Camaçari têm a oportunidade de participar de uma série de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo do Projeto Socioambiental Meu Ambiente, que conta com apoio financeiro e institucional do Ministério Público do Trabalho (MPT).
As oficinas são realizadas pelo Instituto Comvida, que oferece vagas para cursos de dança, teatro, estética afro, penteados afros, maquiagem, silkscreen, corte e costura, informática e muay thai.
A ação é voltada preferencialmente para moradores dos bairros de Mutirão, Novo Horizonte e Supicó. Os interessados devem se dirigir para a sede do instituto, na Rua Novo Horizonte, 88 Catu de Abrantes, Camaçari. O Comvida tem como missão a formação pessoal e profissional de jovens de comunidades de baixa renda para transformação do quadro de exclusão social a que está submetido o contingente de jovens de Camaçari.
O projeto Meu Ambiente 2022, em sua 9ª edição, será uma retomada após dois anos em que ficou parado em função da pandemia. Com apoio do MPT, essa edição busca ampliar a representatividade, considerando a emergência no trato das questões ambientais na nossa sociedade em especial junto às comunidades pobres.
Todos os jovens inscritos para as oficinas profissionalizantes e demais atividades como as artes e o esporte participarão também das oficinas socioambientais com aulas teórico-conceituais e práticas, que objetivam promover a inserção dos jovens nos principais debates acerca da utilização e manejo consciente dos recursos naturais e resíduos produzidos pela ação humana. A prática resultará na implantação de quintais produtivos com hortas orgânicas, selecionados entre os integrantes da formação, incluindo o da sede da instituição.
A programação prevê que os jovens irão visitar outras localidades e instituições que são referências em preservação e sustentabilidade ambiental. Após isso, o número total de jovens inscritos será dividido em duas equipes que irão organizar a gincana verde difundindo a ideia do projeto por toda a comunidade ao longo das etapas. Também está prevista uma caminhada para identificar os espaços adequados e dialogar com os moradores sobre a implantação de quintais produtivo (hortas orgânicas). Nesses locais será recolhido o lixo descartado inapropriadamente pelos moradores, a fim de montar a exposição com os resíduos. Nessa gincana, a equipe que apresentar o maior número na exposição será premiada com uma viagem de dois dias a Cachoeira-BA.