Instituições e entidades prestigiam posse do procurador-chefe do MPT na Bahia
Uma concorrida solenidade marcou nesta quarta-feira (18/10) a posse do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Maurício Ferreira Brito.
Ele ficará à frente da gestão do órgão durante o biênio 2023-2025 juntamente com outros dez procuradores, também empossados na cerimônia realizada na sede do órgão, no Corredor da Vitória, em Salvador. Representantes de órgãos das esferas federa, estadual e municipal prestigiaram o evento, presidido pelo procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira.
Com 40 anos e dez de MPT, Maurício Brito destacou em seu discurso os avanços significativos obtidos pelo MPT nos últimos anos e apontou os caminhos para seguir entregando resultados para a melhoria das relações de trabalho. “O trabalho conjunto com outras instituições tem sido a receita do sucesso de atuações decisivas do MPT na Bahia que hoje servem de modelo em outras unidades da federação”, afirmou diante de representantes de outros ramos do Ministério Público, do Judiciário e do Executivo, além de outros órgãos de controle, como AGU, DPU, DPE e SRT, e da sociedade civil organizada, como OAB, Fieb, Força Sindical e Fecomércio, dentre outros.
O procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira, que encerrou a solenidade com seu discurso, destacou a peculiaridade da regional baiana do MPT na busca de modelos de atuação eficazes e as qualidades necessárias para um bom gestor. “Não será fácil, Maurício, mas você reúne todas as características para honrar o cargo”, declarou. A cerimônia teve ainda uma fala da vice-presidente da associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva.
Autoridades - Também estiveram presentes à cerimônia, a procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia, Norma Angélica Cardoso Cavalcanti; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, que representou o Presidente da Corte Trabalhista, Ministro Lelio Bentes Corrêa; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Roberto Maynard Frank; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Alcino Felizola; a procuradora-geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia entre 2017 e 2023, Luís Carlos Gomes Carneiro Filho; e a superintendente regional do Trabalho e Emprego, Fátima Freire.
Participaram ainda o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o procurador-chefe do Ministério Público Federal da Bahia, Claytton Ricardo de Jesus Santos; o defensor público-chefe da Defensoria Pública da União na Bahia, Sérgio Ricardo Bittencourt Goulart; a defensora pública-geral da Bahia, Firmiane Venâncio; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães; o superintendente regional da Polícia Federal na Bahia, Flávio Márcio Albergaria Silva; o procurador-chefe da Procuradoria Federal da Advocacia Geral da União no Estado da Bahia, Mauricio Luís Britto da Motta; o procurador-geral do município de Salvador, Eduardo de Carvalho Vaz Porto; e o conselheiro-secretário do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, Subprocurador-Geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso.
O evento contou ainda com representantes de diversas entidades da sociedade civil. Representando a Anamatra, esteve presente o diretor de comunicação, Guilherme Ludwig, assim como a vice-presidente da Amatra5, Angela Magnavita. O Sinait se fez representar pelo seu presidente Anastácio Gonçalves. Outra entidade sindical presente foi o sintepav, com seu presidente, Irailson Warneaux. As centrais sindicais foram representadas plo presidente da Força Sindical na Bahia, Emerson Gomes, acompanhado de outros diretores. Representações patronais também marcaram presença, a exemplo do presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos. A Fecomércio enviou a diretora Ana Rita Andrade e o Sindhotéis esteve presente com Claudio Oliveira. A Abat foi representada pela diretora Edilma Moura, assim como a Academia de Letras Jurídicas Jurídicas da Bahia, presente por meio de seu diretor Aurélio Pires, dentre outras autoridades.
Novos gestores - A equipe do MPT n Bahia é composta pela vice-procuradora-chefe Letícia d’Oliveira Vieira, pelo vice-procurador-chefe Substituto Marcelo Castagna Travassos de Oliveira; pela coordenadora de 1º grau Marina Rocha Pimenta; pelo coordenador de 2º grau, Marcelo Brandão de Morais Cunha; pela coordenadora de PTMs, Annelise Fonseca Leal Pereira; pelo coordenador do Centro de Estudos Jurídicos, Pedro Lino de Carvalho Júnior; pelo coordenador da Seção de Estágio Acadêmico, Cláudio Dias Lima Filho; pela coordenadora de 1º grau substituta, Maria Manuella Britto Gedeon do Amaral; pela coordenadora de 2º grau substituta, Carla Geovanna Cunha Rossi Mota; e pela coordenadora de PTMs substituta, Aline Rodrigues de Carvalho Cunha.
Dentre as procuradoras que atuam na Bahia, estavam presentes Virginia Maria Veiga de Senna, Adélia Maria Marelin Bittencout, aposentada, Ana Emília Andrade Albuquerque da Silva, Inês Oliveira de Sousa, Adriana Holanda Maia Campelo, Andrea de Sa Roriz Tannus Freitas, Larissa Leal Lima Amorim, Maria Lúcia de Sá Vieira, Sandra Marlicy, Sefora Graciana Char, Tatiana Pedro de Moraes Sento-Sé, Verena Borges, Juliana Corbal Oitaven, Rachel Freire de Abreu Neta e Silvia Siqueira Valença. Já os procuradores da casa que prestigiaram a posse estavam Carlos Alfredo Guimarães, aposentado, Antônio Messias Aragão Bulcão, André Pessoa, Pacífico Antônio Luz de Alencar Rocha, Rômulo Barreto de Almeida, Bernardo Guimarães Carvalho Ribeiro, Ilan Fonseca de Souza e Luís Antônio Barbosa da Silva.