MPT participa da 9ª Edição do Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência em Salvador

O Ministério Público do Trabalho (MPT) marcou presença na última quarta-feira (18/10) na 9ª edição do Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecido como Dia D.

A ação teve como objetivo promover a inclusão e a igualdade no mercado de trabalho. O evento aconteceu das 9h às 16h, no SineBahia, Unidade Central Terminal Pituaçu, em Salvador. A iniciativa é fruto de colaboração entre diversas entidades, incluindo as secretarias estaduais de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), organizações da sociedade civil e outras instituições.

A procuradora regional Ana Emilia Albuquerque representou o MPT no evento e destacou a importância da inclusão no ambiente de trabalho. Em suas palavras, a procuradora enfatizou que "empresas, sociedade civil e órgãos públicos precisam trabalhar em conjunto para promover a verdadeira inclusão no trabalho, que é a porta de entrada para a cidadania, além das obrigações legais relacionadas ao cumprimento de cotas". Ela destacou ainda que "todo empregador e todo gestor tem a obrigação moral de promover ambientes diversos e inclusivos". Como coordenadora da área de promoção da igualdade no trabalho, sua fala ecou o compromisso do MPT com a inclusão e a igualdade no mercado de trabalho.

Para tornar a inserção das pessoas com deficiência e profissionais reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho uma realidade, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) organizou o evento que já está em sua nona edição. Foram oferecidos diversos serviços essenciais como o cadastramento e atualização de informações, intermediação para o trabalho, oferta de cursos de qualificação, oficinas e orientação profissional, rodas de conversa, uma mostra de talentos, feira de artesanato, caravana do lazer e serviços como emissão de RG e Passe-Livre, além de orientações para a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital.

A ação contou com a participação de diversas entidades, incluindo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) e a Câmara de Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência.

Imprimir