“Objetivo do MPT é evitar acidentes de trabalho”, afirma procurador em seminário

O procurador do Ministério Público do Trabalho Bernardo Guimarães defendeu durante o seminário Discutindo Saúde e Segurança no Trabalho, realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) na manhã de ontem (20), no bairro da Pituba, em Salvador, que é preciso ampliar a consciência sobre normas preventivas de acidentes e doenças ocupacionais. Para ele, “o objetivo do Ministério Público do Trabalho é resolver a questão, impedindo mortes e acidentes graves e não multar. Embora em determinadas situações, as penalidades sejam fundamentais”.

Guimarães reprsentou o MPT no evento, destinado a empresários do setor de construção civil, que teve ainda a presença do presidente da entidade, Carlos Henrique Passos, e do representante da  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o auditor fiscal do trabalho José Honorino de Macedo Neto. Para o dirigente empresarial, “é fundamental que as empresas de construção deixem enraizadas em sua cultura a gestão da saúde e segurança  no trabalho no dia a dia dos canteiros, de forma a gerar resultados positivos como a redução de acidentes.”

Em sua fala, José Honorino destacou a importância de diálogo entre a Superintendência e as empresas do setor, para que se reflita sobre novos modelos de ação da fiscalização. Ele destacou que a SRTE está de portas abertas para os empresários que buscam a maior conhecimento e interação. Ele ainda detalhou o e-social, projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, que terá um grande impacto no meio empresarial e na construção. As ferramentas de gestão neste sentido foram apontadas como fundamentais para ajudar as empresas a consolidar os dados.

Tags: segurança, Saúde, MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

Imprimir