MPT prestigia homenagem da Assembleia Legislativa ao jornalista Walter Pinheiro
O Ministério Público do Trabalho na Bahia prestigiou a sessão solene de entrega da Comenda Dois de Julho ao jornalista Walter Pinheiro, diretor do jornal Tribuna da Bahia e presidente da Associação baiana de Imprensa (ABI). O evento foi realizado na manhã de ontem (20) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. O procurador-chefe, Alberto Balazeiro, e o procurador-chefe substituto Jairo Sento-Sé, estiveram presentes e fizeram questão de cumprimentar o homenageado.
A homenagem foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes (PDT), que estendeu a honraria a todos os jornalistas da Bahia. deve ser estendida a todos jornalistas. “Além de ser lídimo representante da classe jornalística, o que pretendemos também é que o Poder Legislativo homenageie todos os integrantes da categoria profissional também denominada de Quarto Poder”, afirmou Fernandes, ao abrir a sessão. “Hoje, meu caro Walter Pinheiro, estamos colaborando para que, com muita justiça, um jornalista seja notícia”, acrescentou ele, em seu discurso.
Pinheiro agradeceu a iniciativa e mostrou-se grato pelo plenário lotado de representantes da categoria, parlamentares, políticos entre outros. “Ao receber essa homenagem que beira as raias da generosidade, diante desta plateia seleta tanto qualitativa quanto quantitativa, a única palavra que tenho é de agradecimento”, afirmou Pinheiro, em seu discurso. Ele citou ainda duas razões para que a homenagem se destacasse entre tantas outras que recebeu. “Esse reconhecimento se dá por parte do órgão de maior representatividade no sistema democrático, que é o Poder Legislativo, e ainda mais com a outorga de uma comenda que leva o nome do Dois de Julho – que é o fato histórico mais relevante da história da Independência do Brasil”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), ao encerrar a sessão de ontem, resumiu a importância de Walter Pinheiro na história de jornalismo baiano. “Ao apresentar o projeto de outorga da comenda pedimos que se dispensasse a leitura do currículo do homenageado já que todos os 63 deputados conhecem a trajetória política, social e profissional de Pinheiro, que é impar em nosso estado”. Nilo reforçou também o valor da Comenda Dois de Julho. “Nesses oito anos que tenho como presidente da Casa só tiveram quatro ou cinco agraciados com essa homenagem”.
Walter Pinheiro assumiu a presidência da Associação Bahiana de Imprensa em 2001, mas já fazia parte da entidade desde 1986, no papel de diretor financeiro. Sendo integrante da ABI há 28 anos, ele descreve a associação como “uma entidade de alto respeito, tendo 83 anos de existência com reais serviços prestados na causa da defesa da liberdade de imprensa, liberdade de expressão de pensamento e também do aprimoramento cultural defendendo a boa prática de jornalismo”.
Defensor da democracia midiática, Pinheiro faz constantes alertas sobre fatos que precisam do cuidado constante por parte dos segmentos da comunidade, e chama a atenção da sociedade quanto à valorização da imprensa. “O Brasil se tornará cada vez mais importante no cenário das nações se ele tiver uma imprensa livre. A sociedade brasileira precisa entender que o papel da imprensa é muito importante, e precisa valorizar essa ação. Precisa combater atos que se traduzam em querer tapar a boca da imprensa”, concluiu.
Com informações da Ascom da Assembleia Legislativa da Bahia - 21/11/14
Tags: Homenagem