Conceição do Coité premia melhores trabalhos do projeto MPT na Escola
Estudantes, pais, professores e gestores escolares se reuniram nessa terça-feira (27/09) para celebrar a conclusão da etapa municipal do projeto MPT na Escola no município baiano de Conceição do Coité, no centro do estado.
Os melhores trabalhos realizados por alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental foram premiados e agora seguem classificados para a disputa do prêmio estadual. Mais de 60 escolas da rede municipal de ensino se envolveram este ano na ação, que propõe uma série de metodologias para abordar questões como direitos dos trabalhadores e prevenção ao trabalho infantil, e ao final são realizados trabalho que concorrem a prêmios nas categorias, conto, desenho, música e poesia.
A cerimônia de premiação foi realizada pela prefeitura municipal, que aderiu ao projeto e vem mobilizando toda a rede de ensino a participar ativamente da ação há alguns anos. A procuradora do MPT Annelise Leal prestigiou o evento, que contou ainda com a presença do secretário da Educação, Egnaldo Oliveira. Também marcaram presença Fabiana Almeida, representando o prefeito, o conselheiro dos direitos da criança e do adolescente Jorge Luiz Morais, a coordenadora do Programa municipal de Erradicação do Trabalho Infantil Vitória Oliveira, a conselheira tutelar Graciela Santos e a assistente social do Núcleo de Apoio Psicossocial Nélida Pereira dos Santos.
O evento também contou com a participação maciça de alunos do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, além de professores dirigentes escolares e muitos pais orgulhosos. Foram oito premiados da etapa municipal da ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que estão automaticamente credenciados a disputar a etapa estadual. Dezenas de municípios baianos aderiram ao projeto e vêm aplicando a metodologia e os materiais didáticos fornecidos pelo projeto em escolas do ensino fundamental.
Conceição do Coité tem sido destaque nos últimos anos, com a intensa participação de toda a rede se ensino na ação do MPT na Escola, o que resultou em várias premiações estaduais de seus estudantes nas últimas edições. A cidade também firmou este ano termo de ajuste de conduta com o MPT para garantir a implementação de amplo conjunto de políticas públicas voltadas a combater o trabalho infantil, dentre as quais o compromisso de destinação de pelo menos 1% do orçamento da prefeitura em ações de apoio a infância e juventude, estruturação da rede de proteção e intensificação da fiscalização em feiras livre e outros espaços com histórico recente de registro de trabalho de crianças e jovens.