MPT e SJDH treinam rede de assistência social para combate ao trabalho escravo

Cerca de 120 profissionais que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Creas) de 23 municípios do oeste baiano serão treinados para atuar no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas.

Em evento presencial que será realizado dias 5 e 6 de novembro no auditório da Uneb de Barreiras (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3.774, bairro Flamengo), os assistentes sociais poderão conhecer mais profundamente a questão e se habilitar para identificar situações suspeitas e acionar outros órgãos. A iniciativa é parte do projeto Acolhe Gente, desenvolvido em parceria pelo Ministério Público do Trabalho e pela Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), do governo do estado.

O trabalho de capacitação da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) vem sendo realizado em parceria entre os dois órgãos desde o ano passado como uma estratégia para o fortalecimento das ações de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas. Já foi realizada uma capacitação semelhante no sudoeste baiano e desta vez o foco são os municípios do oeste - Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Wanderley, Muquém do São Francisco, Tabocas do Brejo Velho, Santana, Ibotirama, Brejolândia, Barra, Canápolis, Paratinga e Bom Jesus da Lapa.

Para esses encontros, o projeto produziu cartilhas completas sobre o tema, que serão distribuídas e utilizadas como material de referência. No livreto, editado originalmente pelo Ministério da Cidadania e adaptado para um formato menor, mas com a mesmo conteúdo, os assistentes sociais terão em detalhes as formas de abordagem, os canais de informação, a rede de proteção e os procedimentos mais indicados para cada situação. Para atuar nesse tema, o projeto propõe um olhar mais humano e social para o atendimento.

Os participantes terão a oportunidade de acompanhar palestras com abordagens práticas e teóricas capazes de auxiliar o trabalho do dia a dia dos assistentes sociais da rede Suas. O evento também oferece estrutura de acolhimento, como coffee-break e materiais de apoio. As impressões e os serviços estão sendo custeados com recursos destinados pelo MPT em ações civis públicas.

Imprimir