Fórum do Meio Ambiente do Trabalho da Bahia vai propor mudanças no INSS
O Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat) vai encaminhar ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, proposta de alteração em rotinas de atendimento a casos de adoecimento e acidentes de trabalho.
A reunião mensal da entidade, que congrega órgãos públicos e instituições da sociedade civil, aconteceu nesta sexta-feira (08/11) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, em Salvador. O encontro teve a participação da procuradora do MPT Rosângela Lacerda e do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho TRT) Luís Carneiro.
As dificuldades enfrentadas pelos segurados do INSS para registrar casos de adoecimento ou de acidentes de trabalho chamam a atenção dos integrantes do fórum. A entidade definiu que deverão ser encaminhados ofícios ao ministro e à superintendência do órgão no estado para que o atendimento a esses casos seja otimizado. A meta é enfrentar os problemas que persistem em relação à falta da garantia de saúde e segurando em diversas atividades profissionais. Os acidentes fatais têm chamado a atenção, assim como situações em que trabalhadores são expostos em massa a agentes causadores de doenças.