Fórum propõe enfrentamento do desrespeito aos direitos humanos

Cerca de 150 participantes, entre policiais, conselheiros tutelares e membros da sociedade civil organizada, acompanharam o I Fórum Nordestino de Direitos Humanos, realizado em Natal (RN). O evento foi promovido entre os dias 1º e 3 de dezembro, pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

O encontro foi finalizado com a assinatura de uma carta de intenções que propõe ações de enfrentamento ao desrespeito aos direitos humanos.  Durante os três dias de encontro, foram debatidos diversos temas relacionados aos direitos humanos, como exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de pessoas, direitos das crianças, adolescentes e homossexuais e demais violações contra o cidadão.

 No total, 15 palestrantes deram o tom dos debates. Juízes, promotores, advogados, jornalistas, conselheiros tutelares, religiosos e especialistas em direitos humanos abordaram, de maneira prática, os abusos mais frequentes cometidos contra os direitos humanos. Relataram também exemplos de projetos e programas que fazem a diferença na vida de pessoas que estão ou já estiveram em situação de vulnerabilidade social.

 O último dia do evento também contou com palestras do procurador do trabalho Rafael Marques; do representante da Secretaria de Direitos Humanos Luís Clóvis; e da consultora do Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, Eva Dengler.

 Essa é a primeira edição do Fórum Nordestino de Direitos Humanos. O encontro tem como meta contribuir para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente e às pessoas em situação de risco social. A ideia é desenvolver projetos que visem o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.

“A ideia é investir, inicialmente, na regionalização até conseguirmos nacionalizar o evento. Nossa intenção é criar, fortalecer e ampliar ações em rede no enfrentamento às mais diversas formas de violações dos direitos humanos”, destacou a presidente da Comissão Organizadora do Fórum, Márcia Tirre.

Tags: Direitos Humanos

Imprimir