MPT prestigia homenagem ao secretário Nilton Vasconcelos na Câmara Municipal
Emoção e demonstrações sinceras de apreço marcaram a solenidade de entrega da medalha Thomé de Souza ao professor Nilton Vasconcelos, que desde 2007 é o titular da secretaria estadual do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre). O evento contou com a participação do Ministério Público do Trabalho, representado por seu procurador-chefe na Bahia, Alberto Balazeiro, a quem coube fazer a saudação ao homenageado. Representantes de diversos órgãos, entidades, além de amigos e familiares também participaram da celebração, realizada na manha~desta quinta-feira (18) no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador.
“Somente com grandes homens construímos uma grande nação. E você, Nilton Vasconcelos, é um homem público à altura do Brasil que todos queremos construir”, declarou em seu discurso o procurador-chefe, que em sua fala fez questão de elogiar o empenho do secretário na construção e no fortalecimento de políticas públicas efetivas para a construção da Agenda Bahia do Trabalho Decente. Ele citou projetos de sucesso como a criação do Fundo Estadual do Trabalho Decente (Funtrad) e o Projeto Integração, iniciativa da Setre que segue modelo implantado no Mato Grosso para a criação de uma rede de entidades voltada a criar meios para apoiar os trabalhadores resgatados de operações de combate ao trabalho escravo.
O Projeto Integração foi um dos destaques citados por Nilton Vasconcelos em seu discurso de agradecimento, pouco depois de receber a comenda, honraria concedida pelos vereadores de Salvador a personalidades que prestaram relevantes serviços à cidade. “Não podemos combater o trabalho escravo se não houver esse trabalho de requalificação. Essa é a chave para enfrentar tanto o trabalho análogo ao de escravos quanto o trabalho infantil. Nosso desafio não é simplesmente o de criar mais empregos, mas de criar mais e melhores empregos”, destacou. Vasconcelos também destacou a importância da parceria institucional e citou a integração obtida com o MPT, o Tribunal Regional do Trabalho, a Associação dos Magistrados Trabalhistas e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Foram muitas as homenagens espontâneas, vindas do coral de servidores da Setre que se apresentou, da coordenadora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo, que enviou uma mensagem para ser lida em plenário, de servidores, familiares e dos demais representes de órgãos e entidades presentes, como o procurador-geral do Estado Rui Cruz, da representante da Amatra5, Ma juíza Manuela Hermes de Lima, do deputado federal Daniel Almeida, do deputado estadual eleito Bobô, do deputado estadual e virtual sucessor de Vasconcelos na Setre Álvaro Gomes, além dos vereadores Aladilce Souza e Everaldo Augusto, autores da proposição para a concessão da medalha. Também esteve presente no início da sessão o presidente do tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Valtércio Oliveira.
A homenagem foi concluída em tom bastante emotivo, quando em seu discurso, o secretário lembrou dos pais, que perdeu recentemente e agradeceu bastante ao envolvimento de todos os que o auxiliaram durante os oito anos em que esteve à frente da pasta do trabalho do governo baiano. Ele usou a metáfora do coral para falar do trabalho em equipe. “Uma voz só pode não ser harmônica, mas como um maestro procurei dar harmonia para todos juntos construirmos um trabalho sólido”, finalizou Vasconcelos.
Tags: Institucional