MPT será homenageado nos EUA pela defesa da causa antiamianto
O Ministério Público do Trabalho (MPT) irá receber homenagem durante a 11ª Conferência da Asbestos Disease Awareness Organization – Adao, que atua pela consciência de que o amianto causa doenças. A entidade é considerada a mais representativa porta-voz na luta antiamianto no continente americano. O evento será no mês de abril em Washington, DC.
A auditora-fiscal do trabalho Fernanda Giannasi, conhecida internacionalmente por atuar no combate do uso de amianto nos ambientes laborais, irá participar da conferência. Segundo ela, o MPT será homenageado pela criação do Programa Nacional de Combate ao Amianto e é a primeira vez que um órgão governamental recebe esse reconhecimento no mundo.
A Adao homenageia, todos os anos, as pessoas que lutam pela proibição do uso de amianto na fabricação de produtos como telhas e outros materiais de construção. O mineral é nocivo à saúde e pode causar câncer e doenças respiratórias aos trabalhadores. O uso do amianto ainda é permitido no Brasil, embora haja leis estaduais que proíbem sua utilização. Há projetos tramitando no Congresso Nacional no sentido de eliminar totalmente o uso no amianto no país.
Fonte: Sinait