Procurador detalha caso de trabalho escravo em Santa Rita de Cássia

O procurador Ilan Fonseca esclareceu em entrevista à Rádio MPT nesta terça-feira (25) os detalhes da operação coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que resultou no resgate de seis operários no município de Santa Rita de Cássia, oeste baiano.

Os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes atuando na construção de casas populares financiadas pela Caixa Econômica Federal, dentro do Programa Nacional de Habitação Rural. A associação que deveria ser responsável por organizar um sistema de mutirão na verdade atuava como se fosse uma construtora, contratando os operários.

Com o flagrante feito pela equipe coordenada pelo procurador Ilan Fonseca, que contou ainda com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do governo do estado e o apoio da Polícia Rodoviária Federal, ficou configurada a situação de trabalho análogo ao de escravos. Em audiência realizada na tarde da última sexta-feira (21) na unidade do MPT em Barreiras, também no oeste da Bahia, o presidente da Associação Stela Dubois, Moacyr Fontes de Brito, assinou um acordo em que se comprometeu a indenizar os trabalhadores, assinar suas carteiras e pagar mais R$130 mil de indenização por danos morais coletivos.

Confira a íntegra da entrevista em:
http://www.agenciaradioweb.com.br/conteudo/materias/150825120039Entrevista_resgate_trabalhadores_na_Bahia.mp3

Para acompanhar a programação da Rádio MPT, basta acessar http://www.radiompt.com.br. A programação 24 horas por dia tem música de qualidade, notícias e entrevistas.

Imprimir