Procurador do MPT faz palestra em evento sobre diversidade étnico-racial
O procurador Pedro Lino de Carvalho Júnir, que atua no Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia será o palestrante da cerimônia de outorga do Selo da Diversdade Étnico-racial.
A premiação, organizada pela Secetaria Municiapl da Reparação daPrefeitura de Salvador, é um reconhecimento à adoção de políticas de promoção da equidade racial na gestão de pessoas e marketing das organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A solenidade acontece no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 18h, no Teatro Eva Herz, Livraria Cltura do Salvador Shopping.
A palestra do procurador, que também é professor da Faculdade de Direito da Ufba, vai tratar sobre as ações do MPT contra a discriminação racial no mercado de trabalho e a relação entre perfil e competência. Para Pedro Lino, “o combate a qualquer tipo de discriminação precisa ser firme. Não é possível que empregadores adotem práticas discriminatórias de gestão de pessoas”, explica. Ele destaca que o MPT vem obtendo importantes vitórias nesse quesito, tanto em TACs assinados quanto em ações judiciais.
Na cerimônia, 24 empresas e entidades receberão o selo de reconhecimento pelas práticas já adotadas. Outras 37 organizações firmarão o compromisso de adotar as práticas sugeridas. O Selo da Diversidade Étnico-Racial é uma política pública de sensibilização das instituições para a geração de aprendizado e criatividade, fortalecida em uma equipe plural,gerando maior competitividade. As instituições que receberem o Selo compromisso irão fazer um censo étnico-racial e desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho.
Tags: Discriminação